II Marxismos em Movimento: limites e possibilidades da democracia

O Marxismos em Movimento teve sua primeira edição ano passado, 2018, ocasião em que comemorou-se o bicentenário de nascimento do filósofo, economista, historiador, jornalista e sociólogo Karl Marx, tema do evento. Este ano, em sua segunda edição, pretendemos ampliar o evento e com debates em termos científicos sobre teoria, política e sociedade. Por outro lado, a universidade não é uma difusora de saber unidirecional, mas que deve construir uma relação dialógica com outras áreas do conhecimento, mormente aquelas que ainda não chegaram de modo ativo aos seus espaços de saber (e poder). O contato mais direto com esses movimentos sociais, cuja prática política muitas vezes é objeto de estudo no ensino superior, é, também, enriquecedor para a comunidade acadêmica. Na academia, muitas vezes, se estuda movimentos os quais não tem voz em tal espaço, entram apenas como objeto, nunca sujeito. Por isso, já desde o ano passado, os convidados para o evento se dividem entre acadêmicos e lideranças de movimentos sociais.

O II Marxismos em Movimento procura ser um desses locus de encontro entre comunidade acadêmica, movimentos sociais e todos aqueles (hoje a quase totalidade da sociedade) que se interessam pelo tema da economia política, o que deve ser contemplado na extensão universitária. Para a segunda edição, em harmonia com as incertezas e debates travados no seio da sociedade, o tema será Limites e possibilidades da democracia. Como e porque ocorrem eventuais retrações nas instituições democráticas? Como ampliar a democracia para minorias marginalizadas (por identidades, geograficamente ou por aporofobia)? Qual o papel das universidades nesse processo? Entendemos a democracia em seu mais amplo sentido como tema transversal para apresentação de trabalhos e debates.

O prazo para inscrição para apresentação de trabalho vai de 14 de junho até 01 de agosto. É possível enviar o resumo antes para garantir a inscrição, porém, é preciso mandar até o final do prazo o artigo completo. Para ouvinte é possível realizar inscrição até a data do evento, respeitada a disponibilidade. A inscrição para apresentação de trabalho ou ser ouvinte é gratuita e dá direito a recebimento do material.

Abaixo os dois grupo para escolha de quem quiser apresentar trabalho:

Grupos de Discussão I (GDI): Lutas sociais como motores da democracia
Os trabalhos contemplam os movimentos sociais e diversas bandeiras de inclusão no Brasil contemporâneo como potenciais alargadores da democracia. Como identidades e frações mais empobrecidas da classe trabalhadora ainda não ocupam espaços de poder institucional e econômico e suas ações políticas para inversão desse quadro.

Grupos de Discussão II (GD II): A teoria como campo de luta política
No cenário de crise atual da democracia, como a teoria e a produção acadêmica comportam a temática. Quais conceitos da teoria crítica ainda desvelam (ou não) a economia política contemporânea no Brasil e na América Latina. A produção intelectual como determinação e determinante das lutas sociais e políticas.

Dúvidas, programação, prazos, regras e inscrição: https://marxismos.wixsite.com/marxismos

Contato:
marxismosemmovimento@gmail.com

Tiago Tavares
Responsável pela Ação de Extensão

Notícia cadastrada em: 31/07/2019 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao