Banca de QUALIFICAÇÃO: PRICILA MEIRELLES MONTEIRO DOS SANTOS

DISCENTE: PRICILA MEIRELLES MONTEIRO DOS SANTOS
DATA: 21/06/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA

RECUPERAÇÃO DE FÓSFORO DE PERCOLADOS DE LODO DE ESGOTO POR PRECIPITAÇÃO DE ESTRUVITA EM REATOR DE LEITO FLUIDIFICADO

Estruvita, recuperaçãõ de fósforo, reator de leito fluidificado.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental

A descarga de compostos contendo fósforo é um aspecto relevante para degradação do meio ambiente e é responsável, a médio e longo prazo, por grande passivo ambiental. Elevadas concentrações de fósforo em águas superficiais podem levar ao crescimento exacerbado de algas e cianobactérias e à eutrofização de corpos hídricos. Por outro lado, o fósforo é essencial à vida e é uma matéria-prima essencial para diversas atividades humanas, em especial, a produção de alimentos (Cordell et al., 2009). O potencial de aproveitamento do fósforo como fertilizante tem levado ao desenvolvimento de pesquisas para sua recuperação a partir do esgoto (de-Bashan e Bashan, 2004).A recuperação do fósforo a partir de resíduos ou de águas residuais se mostra como uma alternativa prática obrigatória e necessária, pois reduz o lançamento de fósforo nos cursos d’água, atendendo as normas cada vez mais rigorosas para a descarga de fósforo, e possibilita sua reutilização na indústria ou na agricultura.

Há diversas estratégias e tecnologias de tratamento de esgoto para recuperação do fósforo. A precipitação com o uso de sais metálicos (como o ferro, alumínio ou cálcio), a remoção biológica e a precipitação na forma de estruvita (ou MAP -fosfato de amônia e magnésio: MgNH4PO4.6H2O) são as mais empregadas.

A recuperação de fósforo por cristalização de estruvita é considerada uma das tecnologias mais promissoras para o tratamento de líquidos percolados do sistema de desaguamento (Von Münch et al.,2001; Battistoni et al., 2002; Doyle e Parsons, 2004), principalmente em sistemas de tratamento de esgoto com remoção biológica de fósforo. Diversos estudos apontam a estruvita como uma alternativa viável e eficiente de remoção de fósforo e, diferentemente dos fosfatos de ferro, alumínio e cálcio, a estruvita é um potencial fertilizante natural com considerável valor econômico agregado (Von Münch et al.,2001; Liu et al., 2008).

Na recuperação de estruvita busca-se a elevada eficiência na cristalização, que proporcione o crescimento adequado dos cristais, de modo que estes possam ser removidos por sedimentação.

Dentre os fatores essenciais para aumentar a formação e o tamanho dos cristais destacam-se o controle do pH e a formação de sementes, sobre as quais crescem os cristais. O stripping do CO2 através da aeração e a contínua ressuspensão da semente são estratégias viáveis para o aumento do tamanho dos cristais em reatores de leito fluidificado.  Para Wu e Bishop (2004), Lee et al. (2005) e Wang et al. (2006) o uso de sementes, acelera o processo de precipitação / cristalização da estruvita, pois serve de superfície para crescimento dos cristais.Liu et al. (2008) propuseram um reator que permite a recirculação dos cristais de estruvita e o stripping do CO2, denominado reator com reciclagem interna de sementes (IRSR).

Esta pesquisa tem o objetivo de testar a recuperação de estruvita a partir de percolado de lodo de esgoto em um reator de leito fluidificado (proposto por Liu et al., 2008), com emprego de semente e elevação de pH por stripping do gás carbônico.

Presidente - 1759924 - HELIO RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 346736 - CICERO ONOFRE DE ANDRADE NETO
Externo à Instituição - PAULO EDUARDO VIEIRA CUNHA - CAERN
Notícia cadastrada em: 19/06/2013 09:24