Banca de DEFESA: ROSA TICIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE : ROSA TICIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA : 30/07/2019
LOCAL: Auditorio da Engenharia Ambiental (CTEC/UFRN)

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DE PERIGO DE INUNDAÇÃO

Mapa de perigo. Tempo de duração. HEC-RAS.

A urbanização não planejada e a consequente ocupação indevida das áreas marginais dos corpos hídricos têm causado danos materiais, ambientais e socioeconômicos à sociedade devido às inundações. Portanto, prever com fidedignidade o comportamento do sistema hidrológico e os impactos de cada evento de cheia sobre as atividades antrópicas é importante para minimizar estes danos. Para tanto, pode-se realizar um mapeamento do perigo de inundação. Os trabalhos que envolvem o tema geralmente utilizam a frequência, a profundidade e a velocidade como principais indicadores. No entanto, o tempo de duração da cheia também é um critério relevante, visto que inundações de longa duração podem causar erosão do solo, poluição da água e morte de culturas agrícolas. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor, utilizando como local de estudo o baixo curso do rio Piranhas-Açu, um método para geração de mapa de perigo de inundação que considere além dos critérios usuais, o tempo de permanência da água. Para tanto, foi realizada, através do software HEC-RAS, a modelagem hidráulica do corpo hídrico – da qual foram gerados mapas de velocidade, de profundidade e de tempo de duração para 5, 10, 20, 50 e 100 anos de tempo de retorno. A partir do mapa de perigo para cada tempo de retorno foi obtido o mapa de perigo da região, com base na média ponderada pela frequência de ocorrência. Os mapas de perigo dos indicadores para cada período de retorno se mostraram úteis, sendo possível verificar a influência de cada indicador sobre o perigo da cheia. No entanto, a metodologia para gerar o mapa global amorteceu o perigo de inundação, fazendo com que a região apresentasse perigo baixo. Os resultados apontam que as inundações alcançam grandes profundidades, que as águas escoam lentamente, resultando em tempo de duração da cheia elevado.

Presidente - 2190974 - JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Externo à Instituição - VLADIMIR CARAMORI BORGES DE SOUZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 26/07/2019 17:08