Banca de DEFESA: JÉSSICA PAPERA DE OLIVEIRA

DISCENTE : JÉSSICA PAPERA DE OLIVEIRA
DATA : 29/04/2019
LOCAL: Sala de videoconferência 03 - SINFO/UFRN

LIBERAÇÃO DE FÓSFORO PELO SEDIMENTO NA PRESENÇA DE OXIGÊNIO EM UM LAGO RASO TROPICAL

Liberação de fósforo. Fracionamento. Sedimentos. Aeróbio. Temperatura.

O fósforo (P) possui um papel importante na eutrofização de ambientes de água doce. Fontes externas são consideradas uma das principais causas da eutrofização. No entanto, mesmo que o aporte externo seja reduzido, P acumulado no sedimento pode retornar para a coluna d’água, através do processo de fertilização interna. No sedimento, nem todas as formas de P são móveis, e sua liberação depende de diversos fatores, tais como temperatura, oxigênio dissolvido, organismos, pH, e ressuspensão. A liberação de P em condições de anoxia é amplamente discutida, mas, ele também pode ser liberado na presença de oxigênio. A Lagoa de Extremoz é um ambiente raso com coluna d’água misturada, que vem sendo gradualmente eutrofizado. A qualidade da água é relevante, visto que ela é utilizada para abastecimento humano. Durante o experimento, a temperatura variou em até 3,2°C, fazendo o sedimento da Lagoa de Extremoz liberar P para a água, apesar da presença de oxigênio. No final do experimento, quase todo o fósforo presente na água sobre o sedimento era orgânico (P-Org). Ou seja, nos béqueres onde havia água da lagoa filtrada sobre o sedimento, a concentração de P-Org era de 58,00 µg.L-1, enquanto P total era 58,25 µg.L-1. E, nos béqueres que receberam água deionizada, a concentração total de P era de 32,83 µg.L-1 , dos quais 30,74 µg.L-1  eram P orgânico. A maior parte do fluxo de P para a água, após o aumento a temperatura, também foi composta por P orgânico. A mudança nas concentrações de fósforo na água acompanhando o aumento de temperatura e a relevância do P-Org, implicam que os efeitos da temperatura e dos organismos no ciclo do fósforo controlam a fertilização interna na presença de oxigênio.

Interna - 052.716.174-83 - FABIANA OLIVEIRA DE ARAUJO SILVA - UFRN
Externo à Instituição - JOSÉ NEUCIANO PINHEIRO DE OLIVEIRA - IFCE