Equilíbrio corporal e parâmetros visuais em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Transtorno autístico, doenças vestibulares, equilíbrio postural, fixação ocular,
transtornos das sensações.
Introdução: Alterações nas demandas sensoriais são citadas desde as primeiras descrições
do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O equilíbrio corporal é assegurado pela integração
entre três sistemas sensoriais: visual, proprioceptivo e vestibular. O controle dos movimentos
oculares é coordenado pelo sistema vestibular com apoio do reflexo vestíbulo-ocular. Uma das
características que dão suporte ao diagnóstico do TEA é a falha no contato visual. Na literatura
estudos mostram alterações de controle postural, controle dos movimentos oculares e
alterações de integração sensorial. Objetivo: Relacionar o equilíbrio postural de crianças com
diagnóstico de TEA com as características dos seus padrões de movimentos oculares.
Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal com perfil descritivo. Serão
incluídas crianças com diagnóstico de TEA, de acordo com os critérios do DSM V, de grau leve,
com idade entre sete e 12 anos. Serão avaliadas por meio do teste de organização sensorial
funcional e a versão brasileira da Escala de Equilíbrio corporal pediátrica, além de avaliação de
parâmetros visuais com um equipamento de eye-tracking. Os testes estatísticos a serem
utilizados serão o teste T de student ou o Mann Whitney, e os testes ANOVA ou Kruskal -
Wallys e Tukey. O nível de significância elegido será de 5% para todos os testes. O software
que será utilizado na análise estatística será o Statistical Package for the Social Sciences
(SPSS, versão 21.0). Resultados esperados: É esperado que os resultados do teste de
organização sensorial verifique que há relação entre as alterações de interação sensorial e as
dificuldades de contato visual.