Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE FARIAS DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE FARIAS DE ALBUQUERQUE
DATA : 30/04/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:


ESTRATÉGIA EDUCACIONAL SOBRE O ENSINO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA PARA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UMA ENFERMARIA PEDIÁTRICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação. Ensino. Apredizagem. Respiração Artificial. Pesquisa Convergente Assistencial.

 


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento desta temática. Assim, objetiva-se com este estudo a implementação de uma estratégia educacional para o ensino da VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial desenvolverá cincos passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupo de convergência (GC) para a identificação das necessidades de aprendizagem; (3) revisão de literatura para embasar as produções tecnológicas, compostas pela estratégia de ensino (Capacitação Multiprofissional), e o material didático (Cartão de Referência à Beira do Leito); (4) realização desta capacitação e (5) entrevistas individuais com os participantes. Para a produção e coleta dos dados, serão utilizados os GCs e as entrevistas individuais conduzidas pela pesquisadora por meio de um roteiro semiestruturado com auxílio de um gravador de voz digital. As falas produzidas serão transcritas na íntegra por meio do editor de textos Microsoft Office Word® 365. O material textual criado será exportado para o software ATLAS.ti® versão 9.0 para organização e sistematização dos dados. A análise dos dados qualitativos será realizada pela técnica de apreensão, síntese, teorização e transferência conforme Trentini e Paim (2004). Espera-se que a estratégia de ensino direcionada pelas necessidades de aprendizagem dos profissionais e o material didático produzido contribuam para aquisição de novos conhecimentos acerca de tópicos relacionados a VMI e facilitem a integração destes novos saberes com a prática assistencial, favorecendo-a de maneira crítica-reflexiva, segura e humanizada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interna - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Externa à Instituição - ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 13:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao