Banca de QUALIFICAÇÃO: AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 30/09/2019
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN

CAUSAS E PERFIS DOS SERVIDORES QUE RECUSAM OS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Atenção à saúde do trabalhador, Vigilância em saúde do trabalhador, Servidores públicos.

A promoção a saúde do servidor, além de contar com o empenho do mesmo enquanto agente ativo na proteção de sua saúde, envolve estratégias multiprofissionais e de multigestão. Nesta perspectiva, o Exame Médico Periódico atua como importante ferramenta para compor perfis epidemiológicos pois, de forma coletiva, permite avaliar a condição de saúde dos servidores, bem como detectar precocemente doenças relacionadas ou não ao trabalho. Objetivo: Descrever o perfil dos servidores e as causas da não adesão aos Exames Médicos Periódicos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com estratégia multi método sequencial, de abordagem quantitativa e qualitativa. Pretende-se realizar a coleta de dados em duas etapas. A primeira corresponde a abordagem quantitativa a partir da coleta de dados no portal SiapeNet/Módulo Órgão. Em seguida, respeitados os preceitos éticos e através da estratégia mais viável, será enviado um questionário de perguntas abertas, para a coleta de dados qualitativos, que serão analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados Esperados: considerando os principais perfis e as causas identificadas, a pesquisa irá direcionar as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como possibilitar a reavaliação dos atuais moldes e estratégias do serviço na convocação dos servidores, no sentido de melhorar a adesão dos servidores estudados aos Exames Médicos Periódicos.

Presidente - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 20/09/2019 17:47