Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINELLE PEREIRA COSTA

DISCENTE : KARINELLE PEREIRA COSTA
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Escola de saúde - UFRN

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE REGISTRO DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM UNIDADE ONCOLÓGICA

Registros de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos e Parada Cardiorrespiratória.

Os registros de enfermagem devem ser objetivos, claros, concisos, pontuais e seguir uma ordem cronológica, descrevendo a assistência prestada e as observações efetuadas. Desse modo, ressalta-se a importância de realizar de maneira adequada, completa e fidedigna os registros acerca da parada cardiorrespiratória quando adequadamente indicada ou naqueles pacientes sem perspectiva de cura ou recuperação. Objetiva-se construir e validar um protocolo para o registro de enfermagem em paciente em parada cardiorrespiratória em unidade oncológica. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa do tipo validação, desenvolvido em três etapas. A primeira consiste em descrever a atuação dos enfermeiros da unidade de oncologia frente à realização dos registros em pacientes em parada cardiorrespiratória. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no setor de oncologia e hematologia de um Hospital Universitário, com 48 profissionais da enfermagem. Os dados serão coletados por meio de um questionário e analisados pela estatística descritiva, com a utilização dos softwares Microsoft-Excel e SPSS 20.0. A segunda etapa objetiva construir os itens do registro de enfermagem para o paciente em parada cardiorrespiratória em unidade oncológica a partir dos resultados da fase anterior e de uma revisão de literatura. A ultima consiste em identificar a concordância do conteúdo e aparência do registro de enfermagem para o paciente com parada cardiorrespiratória em unidade oncológica por um painel composto por 20 juizes. Acredita-se que a utilização de um registro de enfermagem para pacientes em parada cardiorrespiratória em unidade oncológica com ou sem ordem de não reanimar favorece a anotação sequenciada dos eventos, avalia a qualidade do atendimento prestado, possibilita registrar o trabalho de maneira real e evita que haja a perda de dados e assim, colaborando para estudos posteriores.

Presidente - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
Interno - 2881512 - THEO DUARTE DA COSTA
Externa ao Programa - 4177365 - JULIANA TEIXEIRA JALES MENESCAL PINTO
Externa ao Programa - 1855608 - KARINA CARDOSO MEIRA