Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA DA SILVA GODEIRO

DISCENTE : ANA LUIZA DA SILVA GODEIRO
DATA : 17/09/2019
LOCAL: sala 15 da escola de saude da ufrn

INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA REMOÇÃO NÃO-ELETIVA DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM PEDIATRIA: UM ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL

Palavras chaves: Cateter Central de Inserção Periférica; Cateterismo Venoso Central; Cuidados de Enfermagem; Educação Continuada; Educação Permanente em Saúde.

A criança internada em uma Unidade de Terapia Intensiva está sujeita à inúmeros procedimentos invasivos e dolorosos para a garantia de sua sobrevivência, que exigem dos profissionais de enfermagem cuidados mais complexos aliados à estratégias que minimizem o sofrimento dessa clientela. O Cateter Central de Inserção Periférica é uma tecnologia que surge como uma estratégia de humanização da assistência, na medida em que viabiliza um acesso venoso seguro e prolongado. Para tanto, o uso deste cateter demanda conhecimento, destreza e habilidade por toda a equipe de enfermagem, o que requer discussões e treinamentos com o propósito de aprimorar a prática e reduzir as ocorrências que comprometem a permanência desse dispositivo, a fim de que a criança possa usufruir de todos os seus benefícios, de maneira segura, até o fim do seu tratamento. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa para enfermeiros e técnicos de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na redução da retirada não-eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica. Método: O estudo é de abordagem quantitativa, com utilização do método Quase-Experimental. O cenário do estudo será a UTI Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes, com a equipe de enfermagem como participantes. Inicialmente, será realizado levantamento do quantitativo de remoção desse dispositivo devido complicações, em seguida, haverá a intervenção educativa, com ênfase nas medidas preventivas e manejo de suas  complicações e, posteriormente, haverá a comparação do índice de perdas do cateter antes e após intervenção educativa, bem como análise se houve diferença no nível de conhecimento através da aplicação de questionário. Os dados referentes aos motivos de retirada do cateter serão coletados por meio de livro de registro dos cateteres presente no cenário da pesquisa. Resultados esperados:  a pesquisa irá realizar intervenção educativa com o intuito de contribuir para adesão de medidas seguras de manuseio e manutenção do PICC, de modo a promover redução das complicações e do número de remoções não planejadas do cateter, a fim de que nossas crianças possam usufruir de todos os benefícios desse dispositivo com maior conforto, segurança, eficácia na terapêutica e menor custo para o serviço.

Presidente - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE