Banca de QUALIFICAÇÃO: EMELINE NORONHA VILAR DE SOUZA

DISCENTE : EMELINE NORONHA VILAR DE SOUZA
DATA : 14/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Avaliação do Processo de Transporte Neonatal Inter-Hospitalar de uma Maternidade Escola de Referência do Rio Grande do Norte

Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Transporte de Pacientes.

INTRODUÇÃO: Em países desenvolvidos estima-se que 15 a 20% dos neonatos nascem em locais com condições inadequadas, sendo necessária a realização de transferência para unidades de saúde que dispõem de cuidados intensivos.  No Brasil, esses casos ainda são subnotificados, o que pode dificultar a quantificação desse fenômeno no país, assim como o desenvolvimento de ações singulares e contextuais. Observa-se que as intervenções com maior impacto para reduzir as mortes neonatais são mais dependentes de pessoas qualificadas do que de tecnologia e bens. Sendo assim, a escassez de profissionais treinados representa o maior obstáculo para ampliação da atenção clínica adequada em países com altas taxas de mortalidade neonatal, constituindo o investimento na formação dos profissionais uma importante estratégia para redução desses óbitos. Devido a isso, um dos grandes avanços da Neonatologia foi à instituição do Transporte Neonatal (TN), que contribuiu efetivamente para a redução dos índices de mortalidade neonatal e infantil. OBJETIVO: Avaliar o processo de transporte neonatal inter-hospitalar de uma Maternidade escola. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional descritivo do tipo transversal, antes e depois, com abordagem quantitativa e análise documental. O estudo será desenvolvido em uma Maternidade Escola referência no Rio Grande do Norte. A amostra será constituída por todos os neonatos internados no período de maio a outubro de 2018 e que serão submetidos ao TN inter-hospitalar, efetuados pelo quadro de profissionais e residentes da Instituição habilitados para realizar o transporte de forma segura com a certificação do curso de transporte neonatal. RESULTADOS ESPERADOS: Sabe-se que as condições do translado inter-hospitalar influênciam na mortalidade neonatal, logo quando realizado de forma ideal ele contribui para redução dos coeficientes de mortalidade neonatal e infantil. Portanto, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para: a reflexão sobre o saber/fazer dos profissionais que realizam o transporte no cuidado aos RNs; o aperfeiçoamento do conhecimento científico; e a melhoria da qualidade da assistência de uma maternidade escola, enquanto órgão formador, referência para o estado do Rio Grande do Norte no Sistema Único de Saúde (SUS).

Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Externo ao Programa - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Externo à Instituição - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/05/2018 09:18