Banca de QUALIFICAÇÃO: SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS

DISCENTE : SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS
DATA : 08/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Proposta metodológica do curso de medicina multicampi: percepção da comunidade acadêmica.

Educação médica, Aprendizagem, Conhecimento, Ensino.

Introdução: O Brasil nas suas últimas décadas tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), propôs mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde. Essas diretrizes exprimem uma reorientação na formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista, por meio de uma proposta pedagógica inovadora, a aprendizagem baseada em problemas, onde a aquisição do saber é centrado no aluno. Objetivo: Analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre o método da Aprendizagem Baseada em Problemas utilizada na proposta curricular do curso de medicina Multicampi de Caicó. Metodologia: A pesquisa é um estudo de Caso, com caráter exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos de pesquisa : entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevista com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina multicampi, as quais serão analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin.

Presidente - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Externo ao Programa - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO