Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFANO BARBOSA CODENOTTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEFANO BARBOSA CODENOTTI
DATA : 29/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Fortalecimento da Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde – O papel do apoio institucional com o projeto “Sífilis Não”


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Integração, Apoio institucional, Gestão em Saúde.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Introdução: Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), até os dias de hoje, está na integração das ações de vigilância em saúde (VS) e atenção primária à saúde (APS) em todas as esferas de gestão. Ou seja, um dos princípios do SUS ainda não foi absorvido por todos os entes, embora diversas normativas e estratégias já foram elaboradas para estimular essa ação. A inserção de pesquisadores institucionais como parte do projeto de resposta à Sífilis, chamado de “Sífilis Não” durante os anos de 2020 e 2021, nas secretarias estaduais de saúde levou o tema da integração da APS e VS como estratégia de apoio institucional na implementação do tema nos estados. O monitoramento das ações torna possível o acompanhamento das estratégias adotadas por cada pesquisador, na busca pela integração das ações desde o planejamento até a execução conjunta de atividades. Objetivo: O objetivo do trabalho é apresentar o resultado do processo de apoio institucional das ações de integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde no âmbito do Projeto “Sífilis Não”. Metodologia: O trabalho será desenvolvido em algumas fases. Na primeira será feita uma revisão de literatura com abordagem do tema de integração das ações de APS e VS. Na segunda fase será desenvolvida uma ferramenta para monitoramento das ações dos pesquisadores no território. Na terceira fase, que consiste na análise dos registros feitos pelos pesquisadores, será utilizada a técnica de Linguagem Natural, além do descritivo dos registros, para verificar o discurso existente nos campos de descrição de atividades. Resultados preliminares: Nessa etapa foram analisadas 7.807 atividades realizadas pelos pesquisadores institucionais nos 26 estados e Distrito Federal, sendo 4.035 atividades de pesquisadores da VS e 3.772 da APS. Os pesquisadores do estado de Sergipe realizaram um total de 633 atividades de apoio ao processo de integração das ações de vigilância e atenção primária. O mês de agosto/2020 foi o que teve o maior número de atividades realizadas, com 1.099. O painel de monitoramento foi desenvolvido utilizando a ferramenta datastudio da Google.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - THAISA GOIS FARIAS DE MOURA SANTOS LIMA - MS
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 13:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao