Banca de DEFESA: DANIEL FONSECA DO NASCIMENTO

DISCENTE : DANIEL FONSECA DO NASCIMENTO
DATA : 28/12/2020
LOCAL: VIRTUAL

Sistema de Gestão de Soluções de Aprendizagem - Logos!

Gestão da Educação em Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Processo de Software; Scrum

Um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde brasileiro, é referência internacional e modelo para outros países que aspiram sistemas de saúde com melhor equidade. Para dar conta de toda dessa intrincada rede de atenção à saúde, são necessários vultuosos investimentos em infraestrutura, tecnologia e essencialmente na gestão do capital intelectual, realizada principalmente por meio de sistemas de informação em saúde. Uma das alternativas de assegurar que a população seja assistida com excelência é por meio do processo de educação contínuo e permanente dos profissionais de saúde. Para se ter ideia da dimensão da necessidade de aprimoramento desse capital humano, apenas em um dos hospitais universitários ligados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, são realizados anualmente mais de 1 milhão de procedimentos entre média e alta complexidade. Nesse universo, é cediço que a fragilidade na gestão do capital intelectual no âmbito hospitalar, pode refletir negativamente não apenas no comportamento dos profissionais de saúde como nas práticas assistenciais e acadêmicas. Assim sendo, este estudo apresenta questionamentos acerca de como seria possível tornar a gestão de soluções de aprendizagem mais efetiva, de modo a possibilitar o aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). À vista disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver o sistema web de Gestão de Soluções de Aprendizagem – Logos!, visando o aprimoramento do capital intelectual do HUOL, por meio de uma revisão da literatura sobre a gestão da educação em saúde e o desenvolvimento de software na perspectiva de uma metodologia ágil; especificação e modelagem dos requisitos do software e seus diagramas pertinentes; desenvolvido e testado as funcionalidades do software; e a realização de simulações do sistema com a área de desenvolvimento de pessoas do hospital com o fito de se obter a validação do software. Para alcançar o objetivo, o trabalho foi guiado por um estudo de natureza aplicada, delineado sob a perspectiva exploratória-descritiva e com uma abordagemestruturada qualitativamente, valendo-se procedimentalmente de uma pesquisa-ação, tendo este ínterim o desenvolvido de um software em três etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação dentro da metodologia Scrum. Como resultado, inferiu-se que as organizações, não importam seu tamanho, área de atividade ou segmento de atuação, dependem, pelo menos ainda, do conhecimento e das habilidades humanas para serem eficazes e, à vista disso, uma das alternativas viáveis é o investimento consciente e sustentável na promoção de uma cultura permanente de qualificação profissional e de formação humana, valendo-se para isso, o uso de tecnologias disponíveis, tais como softwares que auxiliam na gestão dessas diversas experiencias de aprendizagem que ocorrem simultaneamente em um ambiente universitário. Assim sendo, conclui-se que o sistema LOGOS! pode auxiliar o HUOL a conhecer melhor o capital intelectual da instituição em razão da possibilidade do gerenciamento de modo quantitativo e qualitativo da qualificação profissional dos colaboradores, além de permitir que todos os usuários do sistema possam interagir de forma autônoma, proporcionando economia de tempo e a geração de indicadores de treinamentos que subsidiam uma tomada de decisão assertiva.

Externo à Instituição - AGNALDO SOUZA CRUZ
Interno - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO