Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINÉIA PENTEADO GOMES

DISCENTE : LUCINÉIA PENTEADO GOMES
DATA : 03/12/2020
LOCAL: Via google meet

A UTILIZAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Palavras-chave: Terapia Nutricional, Educação Continuada, Tecnologias de Informação e Assistência Hospitalar

Objetivo: Desenvolver um recurso educacional inovador, utilizando a mediação tecnológica, sobre terapia nutricional, como estratégia de educação permanente, para qualificação de enfermeiros e outros profissionais que prestam assistência à saúde em um Hospital Universitário. Método: Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa na forma de investigação-ação, que tem por objetivo retratar determinada situação ou problema por meio de diversas fontes para delinear uma ação que se decide tomar para melhorar a prática da assistência em saúde. Este projeto foi fomentado após relatos da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM) de que os índices de desnutrição hospitalar são considerados alarmantes. A proposta de intervenção inicia com uma análise documental acerca dos indicadores observados pela EMTN; bem como estudo e análise da percepção dos enfermeiros assistenciais do Hospital Universitário de Santa Maria quanto ao estado nutricional do paciente durante o período de internação. A coleta de dados será realizada através de questionário padronizado, por meio eletrônico com a finalidade de conhecer o campo de intervenção. Discussão: Para o desenvolvimento do projeto é necessário registro e aprovação das instâncias SIE – Sistema de Informações para o Ensino da UFSM e GAP – Gabinete de Apoio à Projetos do HUSM e CEP – Comitê de Ética e Pesquisa da UFSM via Plataforma Brasil. Após a documentação será encaminhada para o termo para aceite dos serviços envolvidos, EMTN e Divisão de enfermagem do HU. Assim viabilizar a análise dos documental do Manual de Gerenciamento da Rotina da EMTN; indicadores e registros. Para pesquisa e análise da percepção dos enfermeiros será encaminhado, via e-mail, um questionário semiestruturado, no Microsoft Forms, com perguntas e respostas simples. Para viabilizar a análise posterior o formulário será organizado em campo de percepção: conhecimentos, habilidades e atitudes. Para elaboração do recurso educacional, serão consideradas as necessidades de desenvolvimento de competências, conforme análise documental, e com isso, elaborado roteiro para desenvolvimento do recurso educacional, um curso online, contendo conteúdo das unidades e a identificação da metodologia de ensino com base nas necessidades para o ensino aprendizado da temática. A validação dos módulos desenvolvidos ocorrerá em reunião do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem do HUSM-UFSM. Considerações finais: Percebe-se que conhecimento superficial em saúde pode comprometer a segurança do paciente e a qualidade no atendimento no SUS. A oferta de serviços de excelência, com foco na cultura de melhoria contínua do processo de qualidade da assistência é essencial. Aperfeiçoar a assistência e superar os entraves identificados no processo de trabalho em saúde e que se propõe a qualificação dos trabalhadores, perpassa por lançar mão de recursos educacionais mediados por tecnologia que possibilita a qualificação e atualização dos profissionais de saúde, visando a transformação das práticas assistenciais.

Presidente - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Externa ao Programa - 2549958 - LUCIA LEITE LAIS
Externa à Instituição - BEATRIZ SILVANA DA SILVEIRA PORTO
Externa à Instituição - KARLA MÔNICA DANTAS COUTINHO