Banca de DEFESA: KAIRON RAMON SABINO DE PAIVA

LOCAL: Remoto

Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde

Acreditação Hospitalar; Gestão da Qualidade; Tecnologia na Saúde; Ebserh

A acreditação é reconhecida como uma importante ferramenta para adoção de boas práticas organizacionais nas instituições de saúde. Além de proporcionar o atendimento de excelência e segurança ao paciente, permite otimização dos recursos e fortalece seu respeito perante a sociedade, fornecedores e profissionais. Por isso, no Brasil, é crescente a procura pelo certificado em acreditação hospitalar. No entanto, os hospitais encontram dificuldades para implantar os requisitos porque, implementar a acreditação, não é um processo simples. Barreiras institucionais, culturais e financeiras podem interferir no processo de obtenção do selo. Diante disso, o país ainda não ultrapassou o número de 5% de hospitais acreditados. Atualmente, nenhum hospital da administração direta ou hospitais universitários da rede Ebserh possuem qualquer tipo de certificação da qualidade. Esse cenário faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias visando otimizar e sistematizar o processo da gestão da qualidade que auxiliasse os hospitais na preparação para o processo de acreditação hospitalar. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software web de autoavaliação do nível de maturidade organizacional em qualidade, preparando o hospital para o processo de acreditação. Esta pesquisa se constituiu em duas abordagens, sendo a primeira uma revisão da literatura para melhor entendimento sobre o processo de acreditação, quais são as principais barreiras e melhores práticas encontradas, as principais similaridades e diferenças entre as metodologias acreditadoras mais presentes no Brasil. A outra abordagem foi de natureza aplicada ou tecnológica, devido ao processo de desenvolvimento de um software web. Como resultado, o sistema denominado Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde, foi implementado e aplicado no Hospital Universitário Onofre Lopes e apresentado aos outros 39 hospitais e Sede da Ebserh contribuindo para a fundamentação prática da pesquisa, evolução e validação do sistema. O software permite o acompanhamento em tempo real do processo de avaliação contínua, documentando os diagnósticos situacionais e promovendo melhor análise da evolução em qualidade.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Externo ao Programa - 3906147 - ALDAIR DE SOUSA PAIVA
Externo à Instituição - ANTÔNIO CARLOS MOREIRA LEMOS - UFBA