Método Gerir: Gerenciamento Integrado e Rápido.
Evoluindo para Saúde 4.0 por meio de lean seis sigma na linha de cuidado.
Lean seis sigma; linha de Cuidado; gestão da clínica; saúde 4.0; taxa de permanência hospitalar; mapa de fluxo de valor, educação lean
A eficiência hospitalar no Brasil esbarra na incipiência do gerenciamento assistencial, no excesso de burocracia, na falta de padronização de processo e na indisponibilidade de práticas que promovam a qualidade de eficiência do cuidado. Este projeto destina-se a concepção de um modelo de gestão de processos assistenciais capaz de gerar qualidade e eficiência assistencial, tendo como foco o paciente. Há uma oportunidade de criar valor ao cuidado do paciente durante sua internação, gerando impacto em indicadores de desempenho na assistenciais, sobretudo no tempo de internação. Ademais, verifica-se um desnivelamento do conhecimento da equipe assistencial e uma lacuna de ferramentas que promovam uma gestão assistencial padronizada e participativa. Portanto, este projeto será destinado a exposição de dois produtos: (1) a promoção de uma educação lean como estratégia de gestão de risco para implementação de projetos lean no ambiente assistencial; (2) um método de desenho dos processos assistenciais da linha de cuidado, por meio do lean seis sigma, como forma de promover o gerenciamento efetivo da jornada do paciente durante uma internação. Os produtos foram desenhados por meio da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyse, Design e Verify) do design For Lean Six Sigma. No conceito de Saúde 4.0, ao desenvolver um processo assistencial é esperado que uma prática inovadora promova um gerenciamento assistencial diferenciado, que pode ser estruturado pelo lean seis sigma. Como resultado, espera-se uma redução dos erros com uma melhoria da qualidade, diminuição dos custos e a alavancagem do desempenho assistencial.