Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO HENRIQUE VIANA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE VIANA DE SOUSA

DATA: 25/06/2010

HORA: 08:00

LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - UFRN

TÍTULO:

ANÁLISE PREDITIVA A PARTIR DA CARCTERÍZAÇÃO DAS EMISSÕES GASOSAS E DO ÓLEO LUBRIFICANTE EM FROTAS COM MOTORIZAÇÃO DIESEL


PALAVRAS-CHAVES:

Emissões veiculares, diagnóstico, manutenção preditiva, frotas cativas.


PÁGINAS: 92

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

RESUMO:

Este trabalho é foi motivado pela importância de realizar um estudo das emissões veiculares em frotas cativas com motorização Diesel, associado com o plano de manutenção preditiva. Esta modalidade de Manutenção engloba técnicas destinadas a atender a crescente exigência do mercado em reduzir custos de manutenção pelo aumento da confiabilidade dos diagnósticos, o que fez crescer o interesse pelos sistemas automatizados de manutenção preditiva nos motores Diesel, impedindo que problemas de rotina possam evoluir até se transformarem em situações graves, solucionáveis apenas com reparações complexas e dispendiosas, esta Manutenção Centrada em Confiabilidade, será a metodologia que fará com que o nosso objetivo seja atingido; além de manter os veículos regulados quanto ao consumo de combustível e emissão de poluentes, Para isso, estimaram-se melhorias técnicas capazes de penetrar no mercado automotivo e de conferir nas frotas cativas os índices de emissões de opacidade dos veículos, sendo relacionado diretamente com as condições do óleo lubrificante contribuindo desta forma com a redução de custo de manutenção, contribuindo de forma considerável com as emissões de poluentes e uma melhoria no ar das grandes metrópoles, esse critério foi adotado e implementado, sendo produzido um diagnóstico das possíveis falhas através da correlação entre a caracterização dos óleos lubrificantes usados e a análise de opacidade, tendo como objetivo o auxilio na detecção e solução de falhas visando a manutenção dos sub-sistemas segundo os critérios de projeto, e por esta ser uma metodologia dedutiva na determinação de potenciais causas de falhas, foi automatizada para a implementação de um sistema de manutenção preditiva, para esse fim foi utilizado em nosso estudo uma unidade móvel equipada com um opacímetro e um kit para coleta e analise do óleo lubrificante e para a construção da rede de diagnósticos foi utilizado um programa de computador em plataforma Microsoft Office Access 2007 ferramenta esta indispensável para criação de um banco de dados, este método esta sendo utilizado e implementado com sucesso nas 7 (sete) empresas de ônibus urbanos da cidade de Natal (RN) Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349577 - CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
Presidente - 348122 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
Externo ao Programa - 273373 - HUGO LIMA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 03/09/2010 16:05
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