Banca de DEFESA: BRENNO HENRIQUE SILVA FELIPE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENNO HENRIQUE SILVA FELIPE
DATA : 26/10/2020
LOCAL: GOOGLE MEET - MODO REMOTO

PONTOS QUÂNTICOS DE GRAFENO DOPADO/TiO2 NANOPARTICULADO: SÍNTESE E OBTENÇÃO DE TÊXTEIS FOTOLUMINESCENTES MULTIFUNCIONAIS

Pontos Quânticos de Grafeno; Nanppartículas de TiO2, Algodão; Tecido Multifuncional; Fotoluminescência; Têxtil.

A indústria têxtil tem sido uma das mais relevantes no setor econômico nacional e internacional. Atualmente, muitas pesquisas sobre inovação em materiais têxteis tem como finalidade, a obtenção de propriedades funcionais com aplicabilidade em diferentes áreas, como: biomédica, química, civil, arquitetura, mecânica, dentre outras. Neste contexto, este trabalho tem como o objetivo sintetizar, caracterizar e aplicar Pontos Quânticos de Grafeno Dopados com Nitrogênio (N-GQDs) e nanopartículas de TiO2 sobre fibras têxteis a fim de se obter novos materiais multifuncionais com propriedades anti UV, autolimpeza e fotoluminescência. Os N-GQDs foram sintetizados através da pirólise do ácido cítrico e ureia e as nanopartículas de TiO2 foram sintetizadas via processo sol-gel usando isopropoxido de titânio como precursor. Nesse trabalho, tecidos de algodão foram nanorevestidos com as nanopartículas em um processo hidrotermal usando PVA como agente de ligação. Os N-GQDs foram caracterizados por FTIR, HRTEM, espectroscopia de UV-vis e de fotoluminescência. O TiO2 foi caracterizado por HRTEM, MEV-FEG e DRX. Os tecidos nanorevestidos foram caracterizados por espectroscopia de reflectância difusa, MEV-FEG e espectroscopia de UV-vis. A atividade autolimpante foi avaliada através de medidas de intensidade de descoloração do corante red X-GRL em meio aos tecidos funcionalizados. Uma associação entre N-GQDs e TiO2 resultou em uma eficiência de 91,1% em presença de luz UV na fotocatálise do corante red X-GRL. A proteção UV foi avaliada de acordo com norma AS / NZS 4399-1996 e, foi observado que, tanto os tecidos nanorevestidos com N-GQDs, quanto com TiObem como, N-GQDs/TiO2  resultaram em um nível de proteção classificado como excelente. Assim, um novo material têxtil multifuncional foi obtido com propriedade auto limpante e com proteção UV.

Presidente - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 182.221.614-15 - RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM - UFRN
Externo ao Programa - 2391788 - BRUNO RICARDO DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2614285 - KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA