Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS EMMANUEL PEREIRA FERNANDES

DISCENTE : MATHEUS EMMANUEL PEREIRA FERNANDES
DATA : 07/12/2018
LOCAL: Sala 414 do CTEC - UFRN

ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DO TORNEAMENTO DO AÇO ABNT D6 TEMPERADO E REVENIDO NAS CONDIÇÕES SECO, MQL E LN2

Usinagem criogênica; nitrogênio líquido; sustentabilidade; análise econômica.

Nos dias atuais tem crescido a preocupação acerca dos impactos ambientais provocados pelas indústrias. Além da grande demanda industrial por maior produtividade em produtos com resistência elevada, que geram altas temperaturas em seu processo de fabricação. Como consequência, as indústrias estão estimulando o desenvolvimento da inovação, como por exemplo, novos métodos de refrigeração. Em decorrência disso, tem surgido diversos trabalhos que mostram que a usinagem com nitrogênio líquido (LN2) vem apresentando resultados bem-sucedidos. Porém, para que esse método de refrigeração seja difundido industrialmente, é preciso que ele seja viável economicamente. Nesse pensamento, esse trabalho tem como principal objetivo investigar a viabilidade técnica/econômica do sistema, com a realização de testes de usinagem em um aço ABNT D6 temperado e revenido usando insertos de PCBN, aplicando diferentes tipos de lubri-refrigeração baseados na aplicação de LN2 e de fluido de corte por MQL. Foram realizadas medições de vazão mássica de LN2 em um sistema desenvolvido no Laboratório de Manufatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com vistas na otimização da quantidade de LN2 necessária para obtenção de resultados técnicos satisfatórios. As variáveis analisadas nos testes de usinagem foram: a vida e desgaste da ferramenta, a rugosidade da superfície usinada e a análise morfológica dos cavacos. Os resultados mostraram um valor de vazão mínima que diminuiu o desgaste de flanco da feramente e a rugosidade da peça usinada enquanto resulta em um melhor controle de cavaco quando comparado com os outros testes, além de ser viável economicamente.

Interno - 1792669 - ADILSON JOSÉ DE OLIVEIRA
Presidente - 1545410 - ANDERSON CLAYTON ALVES DE MELO