Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIR DA SILVA ALVES

DISCENTE : JAIR DA SILVA ALVES
DATA : 10/07/2017
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ACÚSTICA DO AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

Acústica arquitetônica. Acústica musical. Salas de concerto. Simulação computacional. Medição acústica.

Num ambiente utilizado especialmente para apresentações musicais, o grau de inteligibilidade das informações musicais e de outros aspectos acústicos é o que possibilita a análise da qualidade dos sons que são recebidos e, consequentemente, uma avaliação das características acústicas da sala. Essa análise é realizada por meio de parâmetros acústicos que podem ser obtidos através de técnicas de medição e de simulação computacional. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de pesquisas referentes à acústica arquitetônica ao longo dos anos, vários softwares de avaliação da qualidade acústica de salas, muitos dos quais comercialmente disponíveis, vêm sendo desenvolvidos, tornando-os ferramentas essenciais para a previsão do comportamento do som em ambientes. Este estudo tem por objetivo avaliar alguns parâmetros que são capazes de representar o comportamento acústico do Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN por meio de simulação computacional, bem como propor alterações físicas para otimização das características acústicas desse ambiente. Os parâmetros foram calculados usando um software de simulação computacional e os resultados foram comparados àqueles obtidos através de medição da resposta impulsiva da sala. Como resultado da pesquisa, os valores coletados nas medições apontaram que o Auditório Onofre Lopes é um espaço que possui características acústicas destinadas à fala. No entanto, devido a sua construção estar situada em uma escola de música e a maior parte da demanda de utilização ser destinada às apresentações musicais, algumas medidas de condicionamento acústico foram simuladas, com o objetivo de aperfeiçoar a resposta temporal acústica, para a utilização do Auditório Onofre Lopes da EMUFRN como um espaço destinado prioritariamente à música.

Presidente - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Externo ao Programa - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo ao Programa - 347304 - JOAO BOSCO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/06/2017 16:35