Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CAVALCANTI CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL CAVALCANTI CABRAL
DATA : 14/07/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITO COM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE RECICLADO E PÓ DA CASCA DA SEMENTE DA PLANTA Clitoria fairchildiana (SOMBREIRO)


PALAVRAS-CHAVES:

Compósito polimérico, resíduo, polietileno e Clitoria fairchildiana.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Atualmente vem crescendo a necessidade de aproveitamento dos resíduos gerados pela população, como forma de criar materiais alternativos e de baixo custo, contribuindo assim para preservação do meio ambiente e aproveitamento dos recursos naturais. A fabricação de compósitos reforçados com fibras vegetais e matriz polimérica, tem sido uma alternativa para as indústrias que buscam o aproveitamento de resíduos. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um compósito polimérico com rejeito de polietileno como matriz e no reforço foi utilizado casca da planta Clitoria fairchildiana (Sombreiro), nas proporções de 2,5% e 5% de reforço, visto que acima dessa porcentagem seu processamento foi dificultado. As misturas foram produzidas através de uma extrusora, e em seguida os corpos de prova foram moldados por injeção. Para caracterizar o compósito foram realizadas análises térmicas, medida do índice de fluidez, determinação da densidade, ensaio de dureza Shore, resistência a tração, resistência ao impacto Izod, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por fim foi realizado o ensaio de absorção de água. Os resultados obtidos mostram que o Polietileno reciclado pode ser processado novamente e com o acréscimo de reforço ao compósito demostrou um ganho de economia de material sintético. Para os resultados reológicos, a viscosidade do compósito com 2,5% de pó diminuiu, já para 5% aumentou. A densidade se manteve constante para todas as amostras e concentrações. Como esperado a dureza do compósito aumento com o aumento de reforço acrescentado, já na resistência máxima a tração o compósito de 2,5% de pó obteve um valor menor comparado ao PE_rec puro, o ensaio de impacto Izod mostrou que o compósito com 2,5% de pó apresentou melhor absorção de energia ao Impacto. A análise por MEV mostrou a presença de vazios e a falta de adesão matriz/fibra em algumas regiões do compósito polimérico. O ensaio de absorção de água mostrou que para as duas concentrações de reforço natural o pó se mostrou não muito hidrofílico, ou seja, não absorvendo muita água.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE CRISTINA MENDES DE FARIAS - MEC
Presidente - 348080 - JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
Externo à Instituição - NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS - F.M.Nassau
Notícia cadastrada em: 12/07/2016 14:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao