Banca de DEFESA: AUGUSTO CESAR FIALHO WANDERLEY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUGUSTO CESAR FIALHO WANDERLEY
DATA: 30/08/2013
HORA: 09:30
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Perspectivas de Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Energética do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Energia Solar Fotovoltaica, Matriz energética, Fontes Alternativas de energia, Geração de Energia Elétrica, Geração Distribuída.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente renovável, com a geração interna hidráulica sendo superior a 74% do total de sua matriz energética. O racionamento de energia elétrica ocorrido em 2001, devido à falta de chuvas, levou o país a incrementar a participação de fontes alternativas de energia. Esta necessidade por novas fontes de energia faz com que as potencialidades regionais sejam aproveitadas, o que configura a mudança do modelo de geração, passando de geração centralizada para geração distribuída. Dentre as fontes alternativas de energia, a solar apresenta-se como uma fonte bastante promissora para o Brasil, tendo em vista que a maior parte do seu território está localizada próximo à linha do equador, o que acarreta em um dia de maior duração solar. O estado do Rio Grande do Norte tem um dos maiores índices de incidência solar do território brasileiro, o que o torna apto a receber investimentos para a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Esta dissertação apresentará o estado da arte em geração de energia solar fotovoltaica e analisará o potencial de geração da energia solar fotovoltaica no RN através de medições solarimétricas realizadas em Natal, capital do estado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Externo ao Programa - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Externo ao Programa - 347428 - MARCOS ANTONIO DIAS DE ALMEIDA
Externo à Instituição - FILIPE DE OLIVEIRA QUINTAES - IFRN
Notícia cadastrada em: 07/08/2013 08:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao