Banca de DEFESA: VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO
DATA: 26/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN
TÍTULO:

CARACTERIZAÇAO DE CIRCUITOS PLANARES DE MICRO-ONDAS PELO MÉTODO ITERATIVO DAS ONDAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ondas eletromagnéticas, WCIP, antenas de microfita, filtros planares, superfícies seletivas de frequência, FSS, circuitos de micro-ondas.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Os circuitos planares são estruturas que atraem cada vez mais a atenção dos pesquisadores, tanto pelo bom desempenho como pelo alto grau de integração com outros dispositivos, na prototipagem de sistemas de transmissão e recepção de sinais na faixa de micro-ondas. Neste contexto, o desenvolvimento de novas técnicas de análise desses dispositivos tem contribuído de forma significativa para a concepção de estruturas planares com desempenhos excelentes e alto grau de confiabilidade. Neste trabalho, um método de onda completa, baseado no conceito de ondas eletromagnéticas e no princípio da reflexão e transmissão dessas ondas em uma interface, o Wave Concept Iterative Procedure (WCIP), é descrito como uma ferramenta com um alto grau de precisão na análise de circuitos planares de microondas. A aplicação do método proposto é exemplificada com a caracterização de filtros planares, antenas de microfita e superfícies seletivas de frequência. Em alguns casos, foram construídos protótipos destes dispositivos e os resultados medidos foram comparados com os resultados simulados obtidos através do modelo matemático proposto. Além disso, os resultados simulados deste trabalho também foram comparados com os resultados obtidos através de simulações efetuadas com softwares comerciais. As comparações efetuadas mostram que existe uma boa concordância entre os resultados obtidos através do método WCIP, os resultados calculados através de softwares comerciais e os resultados medidos, confirmando a precisão do método de análise proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO JUNIOR - IFPB
Externo à Instituição - MARIA ROSA MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE - UFRN
Externo à Instituição - MURILO ARAUJO ROMERO - USP
Notícia cadastrada em: 08/07/2013 17:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao