Banca de DEFESA: LEONARDO ENZO BRITO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO ENZO BRITO DA SILVA
DATA: 29/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala I2, Setor IV
TÍTULO:

Contribuições a técnicas de agrupamento e visualização de dados multivariados utilizando mapas auto-organizáveis


PALAVRAS-CHAVES:

Mapas Auto-Organizáveis, Mineração de Dados, Técnicas de Visualização, Algoritmos de Agrupamento.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
RESUMO:

Os mapas auto-organizáveis (SOM) são redes neurais artificiais amplamente utilizadas no campo da mineração de dados, principalmente por se constituírem numa técnica de redução de dimensionalidade dada a grade fixa de protótipos associados à rede. A fim de particionar e visualizar adequadamente a rede SOM, os diversos métodos existentes na literatura devem ser aplicados em uma etapa de pós-processamento nos seus protótipos, visando inferir características relevantes do conjunto de dados. Em geral, tal processamento efetuado sobre os protótipos da rede, ao invés do conjunto de dados em sua totalidade, reduz o custo computacional, dada a quantização vetorial.

Este trabalho propõe pós-processamentos dos protótipos da rede SOM no espaços de entrada e saída, aliando técnicas de visualização a algoritmos baseados na força gravitacional e na procura do menor caminho com maior recompensa. Tais métodos levam em consideração forças de ligação entre neurônios vizinhos e características de distâncias e densidade de padrões, ambas associadas a posição que o neurônio ocupa no espaço dos dados após o treinamento da rede. Dessa forma, busca-se definir mais nitidamente a disposição dos agrupamentos presentes nos dados. Experimentos foram realizados para avaliar os métodos propostos utilizando diversos conjuntos de dados gerados artificialmente, assim como do mundo real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 1687186 - FLAVIUS DA LUZ E GORGONIO
Externo à Instituição - SARAJANE MARQUES PERES - USP
Notícia cadastrada em: 30/06/2013 08:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao