Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS GOMES DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GOMES DE MOURA
DATA: 28/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Setor IV, da UFRN, Sala I4
TÍTULO:

ANTENAS ESFÉRICAS E CÔNICAS PARA COMUNICAÇÕES MODERNAS


PALAVRAS-CHAVES:

ANTENAS ESFÉRICAS

ANTENAS CÔNICAS

COMUNICAÇÕES MODERNAS

MÉTODO LTT

COORDENADAS ESFÉRICAS


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

As antenas esféricas e cônicas para comunicações modernas são propostas neste trabalho, usando um método dinâmico. As antenas esféricas e cônicas proporcionam um grande avanço nos sistemas de telecomunicações, pois as suas estruturas facilitam a transmissão e recepção, resultando em um melhor aproveitamento do sinal. As suas aplicações estão presentes no setor aeroespacial, bem como em estruturas de aeronaves, telemetria, satélites, foguetes e veículos.

Este estudo prevê a determinação da impedância de entrada, ganho, perdas de retorno, bem como do diagrama de irradiação de campos distantes destas antenas. Utiliza-se o método da Linha de Transmissão Transversa – LTT, onde a antena é representada por uma seção ressonante, de forma que a impedância característica (Zo) e a constante de fase de propagação (β) são determinados pelos parâmetros do substrato e dimensões da antena.

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver antenas esféricas, utilizando o Método da Linha de Transmissão Transversa, o qual é um método rigoroso de análise no domínio espectral, para aplicações em comunicações modernas. Este método analisa a propagação transversa às interfaces dielétricas “θ” e “φ”, para coordenadas esféricas.

Para a obtenção dos componentes de campos elétricos e magnéticos em relação aos componentes transversais no Domínio da Transformada de Fourier – DTF são aplicadas as condições de contorno de acordo com a estrutura esférica ou cônica.

De acordo com os cálculos obtidos das equações serão apresentados resultados através dos programas computacionais desenvolvidos em Fortran Power Station e/ou C++ e Matalab 7.0.

Os resultados dos modelos desenvolvidos são comparados com os obtidos no software de simulação de onda completa HFSS, também com aplicações desenvolvidas neste trabalho. Será construído um protótipo da antena para validar os procedimentos de análise e projeto utilizados no trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - ROBERTO RANNIERE CAVALCANTE DE FRANCA - UFRN
Notícia cadastrada em: 26/06/2013 13:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao