Banca de DEFESA: NAIYAN HARI CANDIDO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIYAN HARI CANDIDO LIMA
DATA: 13/08/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 2 - DCA
TÍTULO:

Classificação de padrões através de um comitê de máquinas aprimorado por aprendizagem por reforço


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizado de Máquina, Sistemas Inteligentes, Classificação de Padrões, Máquinas de Comitê, Máquinas de Vetor de Suporte, Aprendizagem por Reforço. 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A aprendizagem por reforço é uma técnica de aprendizado de máquina que, embora já te- nha encontrado uma grande quantidade de aplicações, talvez ainda não tenha alcançado seu pleno potencial. Uma das possibilidades que não foi devidamente testada até hoje foi a utili- zação da aprendizagem por reforço em conjunto com outros métodos para a solução de pro- blemas de classificação de padrões.

É bem documentada na literatura a problemática que ensembles de máquinas de vetor de suporte encontram em termos de capacidade de generalização. Algoritmos como Adaboost não lidam com apropriadamente com os desequilíbrios que podem surgir nessas situações. Várias alternativas já foram propostas, com margens variadas de sucesso.

Esta dissertação apresenta uma nova abordagem para a construção de comitês de máqui- nas de vetor de suporte. O algoritmo apresentado combina o algoritmo Adaboost com uma camada de aprendizagem por reforço, para ajustar parâmetros do comitê evitando que dese- quilíbrios nos classificadores componentes do comitê prejudiquem o desempenho de generali- zação da hipótese final. Foram efetuadas comparações de comitês com e sem essa camada adicional de aprendizagem por reforço, testando conjuntos de dados benchmarks amplamente conhecidos na área de classificação de padrões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350241 - JORGE DANTAS DE MELO
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo à Instituição - FRANCISCO CHAGAS DE LIMA JUNIOR - UERN
Notícia cadastrada em: 24/07/2012 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao