Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RIBEIRO DA SILVA
DATA: 01/09/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do INCT-CSF
TÍTULO:

Análise e Síntese de Novas Configurações de Superfícies Seletivas de Frequência com Elementos Fractais


PALAVRAS-CHAVES:

Superfície Seletiva de Frequência, Fractal de Vicsek, Fractal de Sierpinski, Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

As superfícies seletivas de frequência (FSSs) consistem em arranjos de patches metálicos ou elementos de abertura impressos num substrato dielétrico, que funcionam como elementos de filtragem para radiação no espaço livre. São projetadas para refletir ou transmitir ondas eletromagnéticas com discriminação de frequência. Dentre as principais aplicações das FSSs destacam-se: filtros de micro-ondas, radomes, refletores dicróicos, condutores magnéticos artificiais, absorvedores, etc. Muitos estudiosos têm investigado diferentes tipos de estruturas periódicas com o objetivo de analisar suas propriedades e desempenho, tais como: as superfícies seletivas de frequência reconfiguráveis; os filtros de múltiplas camadas seletivas; e os arranjos periódicos impressos sobre substratos dielétricos anisotrópicos, que utilizam geometrias fractais na sua formação. O uso da geometria fractal na fabricação de dispositivos de micro-ondas, como em FSSs é cada vez mais comum. Em particular, a geometria fractal está inserida na tecnologia dos sistemas de comunicação por micro-ondas, para a fabricação de estruturas compactas com desempenho superior em termos de largura de banda e comportamento multibanda. Neste trabalho efetua-se uma investigação teórica e experimental das características de espalhamento eletromagnético de FSSs com a aplicação de elementos fractais de Vicsek e de Sierpinski do tipo patch. As FSSs propostas serão investigadas à medida que é variado o nível do fractal utilizado, observando ainda, se há estabilidade de frequência de ressonância ao ser variado o ângulo de incidência nestas estruturas. Os softwares Ansoft Designer (MoM) e Ansoft HFSS (FEM) foram responsáveis pela análise teórica e vários protótipos de FSS foram construídos e medidos num analisador de redes vetorial (modelo N5230A, Agilent Technologies), para validar os resultados simulados obtidos. Foram realizadas parametrizações nas FSSs fractais de Vicsek com o objetivo de buscar soluções ótimas para as especificações de filtragem desejadas, através de ferramentas de análise, como: Redes Neurais Artificiais (RNAs) e Algoritmos Genéticos (GA – Genetic Algorithms) ou Otimização por Enxame de Partículas (PSO – Particle Swarm Optimization).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Externo ao Programa - 1804383 - CRISTHIANNE DE FATIMA LINHARES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - JEFFERSON COSTA E SILVA - CEFET-PB
Externo à Instituição - JOSE DE RIBAMAR SILVA OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DA FONSECA SILVA - CEFET-PB
Interno - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/08/2011 17:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao