Banca de QUALIFICAÇÃO: TEOFILO CAMARA MATTOZO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEOFILO CAMARA MATTOZO
DATA: 16/08/2011
LOCAL: Auditório do CT

Contribuições ao estudo de sistemas de equações estruturais na análise de modelos e dados de satisfação de clientes

Modelos de Equações Estruturais. Modelagem. Análise de Dados. Engenharia de Sistemas. Mínimos Quadrados Parciais. Abordagem PLS. Satisfação do Cliente. Imagem de Destino Turístico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Engenharia de sistemas está relacionada a projetos complexos, que necessitam planejamento e controle ao longo de seus ciclos de vida, com interações entre agentes, análises de dados e modelagem dos processos. Não se concentra apenas em ferramentas, mas também em processos, expandindo as áreas de atuação de disciplinas técnicas, como engenharia de controle, para humanas, abordando, por exemplo, assuntos como estudos organizacionais e gestão de projetos. Neste sentido e considerando que a área turística apresenta alta complexidade, dados de elevada dimensionalidade, não-linearidades e comportamento dinâmico, torna-se difícil a modelagem desses processos através de abordagens baseadas em técnicas clássicas. Com a crescente concorrência a nível internacional, a qualidade dos serviços oferecidos, tem-se revelado como um fator crítico na escolha dos destinos turísticos. A fim de medir e monitorar a satisfação do cliente, e tomar medidas para melhorá-lo, diferentes métodos estão sendo desenvolvidos e testados. Modelagem de equações estruturais (SEM) tem sido proposta para estimar índices de satisfação buscando o entendimento de seus antecedentes e consequentes. Exemplos de algoritmos utilizados são os baseados em estruturas de covariâncias (Jöreskog) e os baseados em mínimos quadrados parciais (PLS). O algoritmo Jöreskog fornece medidas de qualidade de ajuste global que informam do grau em que o modelo hipotético se ajusta aos dados disponíveis sendo mais adequado para pesquisa confirmatória, enquanto que o algoritmo PLS, mais flexível, é orientado principalmente para análise preditiva causal em situações de alta complexidade, mas com um conhecimento teórico pouco desenvolvido podendo também ser usado para confirmar a teoria (análise confirmatória). Estas abordagens, ao invés de serem considerados como métodos competitivos, devem ser vistas como de natureza complementar. Esta tese propõe o estudo de modelos de equações estruturais e seus algoritmos aplicados nesta área, analisando o ciclo completo de análise de dados, em um processo confirmatório. Serão propostos variantes dos modelos e comparados com soluções descritas na literatura. Aplicações serão feitas em análises de dados no setor de turismo, principal indústria de serviços do Estado do Rio Grande do Norte para, teoricamente, desenvolver e testar empiricamente modelos de equações estruturais de competitividade de destino turístico.

Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo ao Programa - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA
Notícia cadastrada em: 03/08/2011 10:05