Banca de DEFESA: DIEGO ANTONIO DE MOURA FONSECA

DISCENTE: DIEGO ANTONIO DE MOURA FONSECA
DATA: 10/08/2011
LOCAL: Auditório do LAMP - DCA/CT/UFRN

Desenvolvimento de uma Planta Piloto para Estudos de Poços de Petróleo Produzindo por Plunger Lift

Elevação Artificial de Petróleo, Plunger Lift, Planta Piloto.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

Este trabalho se propõe a descrever uma planta piloto para poços de petróleo equipados com elevação artificial por plunger lift. Além de um tamanho reduzido (22 metros) e estar sobre a superfície, a planta possui parte de sua estrutura em acrílico transparente, permitindo a fácil visualização de fenômenos inerentes ao método. A formação rochosa donde o poço da planta piloto extrai seus fluidos (água e ar) é simulada por uma casa de máquinas onde estão localizados o compressor e a bomba d’água responsáveis pela produção de ar e água. Para manter as vazões de ar e água com valores conhecidos e controlados as linhas que conectam a casa de máquina ao fundo do poço são equipadas com sensores de vazão e válvulas. É desenvolvido um sistema supervisório que permite ao usuário uma monitoração em tempo real das pressões e vazões envolvidas no processo. A partir do supervisório é possível ainda o usuário escolher a forma como serão controlados os ciclos do processo, se por tempo, por pressão ou manualmente, e definir os valores de vazão de ar a água utilizado durantes os ciclos. Esses valores podem ser definidos a partir de um set point ou a partir da porcentagem de abertura das válvulas. São apresentados resultados de testes realizado na planta utilizando as formas de controle mais usuais: por tempo e por pressão no revestimento. Por fim, estes serão confrontados com resultados gerados por um simulador configurados com as características da planta piloto.

Externo ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Externo à Instituição - OSCAR GABRIEL FILHO - UnP