Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO ARAUJO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FABIO ARAUJO DE LIMA

DATA: 09/02/2011

HORA: 09:00

LOCAL: Auditorio do LAUT

TÍTULO:

Sistema Automatizado para o Aproveitamento de Água Cinza e Azul com Controle de pH Utilizando Lógica Fuzzy


PALAVRAS-CHAVES:

água cinza, controle, lógica fuzzy, pH, reuso


PÁGINAS: 40

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

A cada dia a escassez de água se torna um problema mais grave e que atinge diretamente a sociedade mundial. Estudos são dirigidos no intuito de conscientizar a população do uso racional desse bem natural que é imprescindível à sobrevivência. Somente 0,007% das águas disponíveis no globo apresentam acesso fácil e podem ser consumidas por seres humanos, sendo encontradas em rios, lagos, etc. Para melhor proveito das águas utilizadas em residências e pequenos estabelecimentos, projetos de reuso são muitas vezes implementados, implicando, sua maioria, em economia para os clientes das concessionárias de água. Os projetos de reuso envolvem as mais diversas áreas da engenharia, podendo ser citadas a engenharia ambiental, engenharia química e também a engenharia elétrica, essa última, responsável pelo controle dos processos, que tem por objetivo tornar a água cinza ideal para o consumo, ou apenas para utilização em regas de jardins, descargas sanitárias, entre outros.

A água, possui várias características que devem ser levadas em consideração, quando em se tratando com relação ao seu reuso, algumas delas são, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, pH. Nesse documento é feita uma proposta de controle de pH (potencial hidrogeniônico), através de microcontrolador, utilizando-se como estratégia de controle lógica fuzzy. O controlador foi desenvolvido no toolbox fuzzy do software Matlab.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2453033 - ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 02/02/2011 16:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao