Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE HENRIQUE MATIAS PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRE HENRIQUE MATIAS PIRES
DATA : 06/12/2019
HORA: 10:30
LOCAL: Sala DCA 01
TÍTULO:

Sintonia Automática de Controladores Utilizando a Otimização Multiobjetivo de Descritores Wavelet


PALAVRAS-CHAVES:

Wavelet, Otimização de Controladores, Otimização Multiobjetivos


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Devido à crescente competitividade na indústria, torna-se imperativo o uso de técnicas de ajuste mais eficientes e que, de fato, possam encontrar controladores com o desempenho desejado. Com essa proposta, técnicas de otimização podem ser usadas para obter os parâmetros do controlador de acordo com um critério de avaliação, que deve codificar o quão bom é um determinado controlador, expressando adequadamente as especificações desejadas, para que o algoritmo empregado possa encontrar o controlador desejado. Os métodos tradicionalmente utilizados na sintonia apresentam a dificuldade em expressar as especificações pretendidas.

A dificuldade encontrada se deve a que os critério tradicionalmente utilizados, no geral, se utilizam apenas a informação do erro total, através de índices como a Integral do Erro Absoluto (Integaral Absolute Error - IAE) ou a Integral do Erro Quadrado (Integral Square Error - ISE), que não descrevem aspectos do comportamento do sistema, como se a resposta está muito agressiva e oscilatória, o erro de regime permanente, tempo de subida e tempo de estabilização, como faria um projetista humano. Algumas dessas impressões não estão bem definidas para referências diferente do degrau, carecendo de generalidade.

Desse modo o algoritmo de otimização responsável por obtenção dos parâmetros do controlador de acordo com uma função de avaliação, a qual deve conseguir, de fato, codificar o quão bom é um dado controlador, expressando de forma adequada as especificações desejadas, de modo que o algoritmo de otimização empregada consiga encontrar o controlador que melhor satisfaça tal função.

Em vista disso, será apresentada uma metodologia genérica de utilização da análise wavelet juntamente com técnicas de otimização multiobjetivo para se expressar de forma mais precisa e mais próxima da realizada pelo ser humano o comportamento que se pretende alcançar pelo sistema controlado, permitindo uma otimização mais precisa. Na metodologia proposta, a análise wavelet, muito presente na literatura, voltada para outras aplicações, sobretudo na análise de sinais, sons e imagens, é utilizada para obtenção de descritores que descrevam aspectos do comportamento do sistema, como seu comportamento em regime permanente, comportamento no transitório, não amplificação de ruídos e rejeição a perturbações, esses descritores passam a constituir objetivos que serão otimizados por técnicas multiobjetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Externo à Instituição - JOSE MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR - UFPI
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 22:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao