Banca de DEFESA: ADRIANA BENÍCIO GALVÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA BENÍCIO GALVÃO
DATA : 16/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Inovação Tecnologica em Saúde (LAIS)
TÍTULO:

Ferramenta Colaborativa para Análise de Dados na Saúde Pública: Aplicação no Estudo de Séries Temporais para o Projeto "Sífilis Não"



PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Dados, Saúde, Big Data, Séries Temporais, Sífilis, Framework


PÁGINAS: 60
RESUMO:
Nos dias atuais, há uma tendência para o uso da análise de dados no intuito de implementar mudanças nos sistemas de saúde, que possibilitem, dentre outros benefícios, a redução de custos, a prevenção de doenças e a melhor prestação de serviços à população. Uma das iniciativas do governo brasileiro, nesse sentido, é o projeto "Sífilis Não", o qual induz ações voltadas ao controle da Sífilis nas redes de atenção à saúde.

    O termo "Big Data na Saúde" vem sendo amplamente utilizado em diversos estudos que buscam, em geral, encontrar e avaliar os possíveis benefícios de Big Data para os cuidados da saúde. Muitos desses estudos, entretanto, se baseiam em análises teóricas e qualitativas, apresentando limitações na validação das soluções propostas e destacando desafios na formação de competências para o uso de tecnologias de Big Data. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de elaborar e implementar uma ferramenta colaborativa, facilitadora para a análise de big data, que irá contribuir, em especial, para o estudo de séries temporais referentes às notificações de Sífilis adquirida, congênita e em gestantes, registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

    Foi elaborado um framework, que permite a colaboração entre profissionais com competências distintas, para o desenvolvimento de programas experimentais de análise de dados, utilizando um ambiente de big data pré-configurado. O framework e suas funções implementadas compõem a ferramenta desenvolvida neste trabalho, a qual permite importar séries temporais e executar métodos para a extração de características envolvendo dados de um ou mais Sistemas de Informação em Saúde. Por fim, por meio da ferramenta desenvolvida, foram obtidos indicadores epidemiológicos para o monitoramento da Sífilis.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo ao Programa - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Externo à Instituição - ROBINSON LUIS DE SOUZA ALVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 26/06/2019 16:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao