Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR HUGO MICKUS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR HUGO MICKUS RODRIGUES
DATA : 26/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório PoP - RN
TÍTULO:

Suporte de GPUs em Geração Automática de Kernels de Diferenças Finitas


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Linguagem de Domínio Específico, Diferenças Finitas, Estêncil, Kernel, Arquiteturas Paralelas, GPU, Devito e OPS.


PÁGINAS: 10
RESUMO:
A obtenção de soluções numéricas para algoritmos de inversão sísmica como Inversão Completa da Forma de Onda (FWI, do inglês Full-Waveform Inversion), pode ser acelerada por arquiteturas que possuem um alto grau de paralelismo, como unidades de processamento gráfico (GPU, do inglês Graphical Processing Units). Porém, o rápido desenvolvimento de novas arquiteturas e tecnologias dificultam a manutenção e atualização das soluções implementadas. Neste trabalho, estendemos o compilador open source Devito para habilitar a conversão automática de kernels de diferenças finitas para arquiteturas de GPU. Utilizamos o framework Oxford Parallel Domain Specific Language (OP-DSL) para construir um novo backend para o Devito. A solução implementada fora validada nas GPUs NVIDIA GTX Titan Z e NVIDIA Tesla V100. O desempenho da implementação fora medido em termos de tempo de execução, e em termos de desempenho de pico através do modelo de roofline. Os testes foram feitos para diversos níveis de discretização de ordem espacial em um estêncil de propagação de onda acústica isotrópica 3D. Os resultados da performance de pico alcançados foram de 9,44% à 15,74% para V100 e de 4,13% à 5,90% para GTX Titan Z, considerando um kernel cuja malha tem 256³ pontos. Ainda neste trabalho, identificou-se, como próximos passos, que otimizações de memória e simplificação de expressões matemáticas são mais efetivas para o aumento da performance.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Interno - 073.976.164-10 - LUCAS COSTA PEREIRA CAVALCANTE - DTU
Externo à Instituição - Gerard John Gorman
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao