Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDOUGLAS GONÇALVES DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDOUGLAS GONÇALVES DA SILVA JÚNIOR
DATA : 02/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 02 - DCA
TÍTULO:

Sistema Completo para Monitoramento da Qualidade da Água com Uso de Veículos Aquáticos de Superfície e Aprendizado Profundo.


PALAVRAS-CHAVES:

Monitoramento Aquático, Robótica Autônoma, USV, Aprendizado Profundo


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Neste documento é proposto um sistema robótico inteligente de monitoramento da água, chamado SRIMA, que utiliza conceitos e técnicas de robótica móvel e aprendizado de máquina, com o objetivo de diminuir os custos de monitoramento, propor uma nova métrica de índice da qualidade da água e prever situações emergenciais, de modo a mitigar ou até evitar o agravamento da situação hídrica atual. Basicamente, quatro veículos robóticos não tripulados de superfície monitoram a área do reservatório baseado em algoritmos de planejamento de caminhos, a partir de quatro pontos definidos no início da missão pela estação base. Para cada ponto de partida são gerados pontos marginais de forma a maximizar a área de coleta. Os barcos monitoram a área definida por um tempo determinado, retornam a estação base e enviam os dados coletados de pH, temperatura, condutividade, salinidade, oxigênio dissolvido, potencial de oxirredução e sólidos totais. Na estação base, os algoritmos de inteligência artificial e processamento de imagem geram o mapa de representação da área monitorada. Pretende-se obter o mapeamento completo do reservatório em análise, de forma a prever anormalidade nos pontos de coleta, caso existam, e indicar qual situação pode estar a causar este problema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Interno - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Externo ao Programa - 1170845 - BRUNO MARQUES FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOAO MORENO VILAS BOAS DE SOUZA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/06/2018 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao