Banca de QUALIFICAÇÃO: TULIO DE PAIVA MARQUES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TULIO DE PAIVA MARQUES CARVALHO
DATA : 06/07/2018
LOCAL: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)

Sabiá - Arquiteura Integrada Orientada a Semântica  e Recomendação de Conteúdos para Ecossistemas Educacionais Mediados por Tecnologia

Ecossistema de Aprendizagem; Sistema de Recomendação; Knowledge-Based; Latent Dirichlet Allocation

Nos últimos anos, houve um significante aumento no uso da educação mediada por tecnologia e, por consequência, observou-se um aumento na quantidade de plataformas educacionais bem como de seus conteúdos educacionais, que são heterogêneos entre si e são produzidos de diversas formas, inclusive pelos próprios alunos. Diante desse cenário surgem, entre outros, os seguintes desafios: I) implementação e implantação de um ecossistema de aprendizagem que agrega usuários, autenticação e recursos e; II) recomendação de conteúdos adequados às expectativas e perfis dos usuários diante de um ambiente onde há sobrecarga de informação e conteúdos. O presente trabalho se propõe a resolver os referidos desafios com o Sabiá, que é uma solução integrada de autenticação e de dados de usuários para a educação permanente em saúde no Brasil que, por meio de uso de semântica, LDA (Latent Dirichlet Allocation) e técnicas de CB (Content-Based), CF (Collaborative Filtering) e KB (Knowledge-Based) se propõe a recomendar conteúdos para os alunos do ecossistema em saúde.

Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo à Instituição - GIOVANI ANGELO SILVA DA NOBREGA - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/06/2018 15:47