Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂMARA DE CAVALCANTE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÂMARA DE CAVALCANTE PAIVA
DATA : 05/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório PPgEEC
TÍTULO:

Detecção da Condição de Ilhamento de Sistemas de Geração Distribuída via Variação de Impedância e Desvio de Frequência utilizando Transformada Wavelet Contínua.


PALAVRAS-CHAVES:

Proteção anti-ilhamento, microrrede, estimação de frequência, estimação de impedância, transformada wavelet contínua, transformada discreta de Fourier.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Um sistema elétrico de potência típico é caracterizado pela centralização da geração de energia. Entretanto, com a reestruturação do sistema elétrico, esta topologia vem modificando-se com a utilização de geradores ao longo do sistema de distribuição (geração distribuída) que proporciona diversos benefícios por localizar-se próximo aos centros de consumo. Com isso, a inserção de geradores distribuídos, especialmente provenientes de fontes renováveis, no sistema brasileiro tende a se tornar a cada ano mais comum. Entretanto, esta nova configuração do sistema traz novos desafios concernentes ao controle, operação e proteção. Um dos principais problemas da geração distribuída nos sistemas de proteção é a formação de ilhamentos, que pode resultar em riscos de segurança às pessoas e a rede de energia elétrica. Dentre as diversas técnicas de proteção de ilhamentos, técnicas passivas e ativas serão utilizadas neste trabalho a partir das medições de sinais de tensão e corrente para detecção de problemas no sistema. Neste trabalho é proposta a estimação da frequência e da impedância a partir de sinais de tensão e corrente utilizando a transformada wavelet contínua. A estimação da frequência e da impedância é avaliada por meio de estudos de simulação e experimental. A estimação pela transformada wavelet contínua é comparada com a estimação da frequência e da impedância pela transformada discreta de Fourier. Os resultados mostraram que a estimação da frequência pela transformada wavelet contínua teve melhor desempenho que a estimação pela transformada de Fourier. Entretanto, os estudos realizados para a estimação da impedância pela transformada wavelet teve desempenho diferente quando comparada com a transformada de Fourier.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1196444 - RICARDO LUCIO DE ARAUJO RIBEIRO
Interno - 1807863 - FLAVIO BEZERRA COSTA
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA
Externo à Instituição - KLEBER MELO E SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 19/06/2018 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao