Banca de DEFESA: LEONARDO TELINO DE MENESES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO TELINO DE MENESES
DATA : 09/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

Redução de Erros de Exatidão em Transformadores de Corrente para Medição de Energia Elétrica


PALAVRAS-CHAVES:

Transformador de Corrente. Erros de Exatidão. Circuitos de Controle.  Amplificadores Operacionais.  Algoritmos. Compensação.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Esta pesquisa direciona esforços e propõe uma solução para mitigar erros de exatidão em transformadores de corrente, específicos para medição de energia elétrica. Duas soluções são desenvolvidas: a primeira é um sistema de controle em tempo real que inibe o fornecimento da energia entregue ao transformador de corrente -TC pelo seu circuito magnético e que retira esta energia do circuito de controle e não mais da corrente primária que está sendo medida, inibindo a produção da corrente de excitação pela energia que circula no primário do transformador de corrente; a segunda é o desenvolvimento de um algoritmo de compensação dos erros a partir do conhecimento das características físicas, elétricas e magnéticas do transformador de corrente e da memória de massa das correntes medidas no secundário do TC, identificando a corrente de excitação demandada em cada intervalo de integração, compensando essa corrente e recalculando a energia medida. Testes em laboratório demonstram a validade do primeiro método e aplicações algorítmicas em memória de massa de TCs instalados em campo e a medição de energia elétrica demandada por unidade consumidora demonstram a validade do segundo método. A teoria e a prática são discutidas e se complementam nas abordagens analíticas, experimentais e operacionais de campo efetivada ao longo da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - JOSE BEZERRA DE MENEZES FILHO - IFPB
Externo à Instituição - MANOEL ALVES FILHO - IFPB
Notícia cadastrada em: 09/05/2017 19:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao