Banca de DEFESA: PAULO VITOR SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO VITOR SILVA
DATA: 11/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 04 da Escola de Ciência e Tecnologia
TÍTULO:

Regulador Eletromagnético de Frequência Aplicado no Controle de Velocidade de Geradores Eólicos


PALAVRAS-CHAVES:

Aerogeradores, Controle de Velocidade, DSP TMS320F2812, Inovação Tecnológica, Regulador Eletromagnético de Frequência, REF, Regulador Eletromagnético de Velocidade, REV


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Geração da Energia Elétrica
RESUMO:

A necessidade constante de novas fontes de energias renováveis vem promovendo cada vez mais o aumento de investimentos nessa área. Dentre essas fontes, a energia eólica vem tomando grande destaque. Torna-se importante promover a busca pelo aprimoramento das tecnologias envolvidas nas topologias de aerogeradores, buscando alternativas que aumentem o rendimento obtido, apesar da irregularidade da velocidade do vento.

Este trabalho apresenta um novo sistema para controle de velocidade, aqui aplicado em aerogeradores, o Regulador Eletromagnético de Frequência (REF). Um dos dispositivos mais utilizados em algumas topologias são as caixas de engrenagens mecânicas que, além de uma vida útil curta, representam frequentemente, fontes de ruído e defeitos. O REF dispensa essas caixas de transmissão, representando um avanço tecnológico, utilizando para isso uma máquina de indução adaptada, na qual o estator passa a ser móvel, solidário ao eixo da turbina.

Na topologia utilizada neste trabalho, o REF também permite dispensar o uso de conversores eletrônicos para estabelecer o acoplamento entre o aerogerador e a rede elétrica, razão pela qual também proporciona a possibilidade de obtenção de geração em corrente alternada, com tensão e frequência constantes, onde não exista a rede elétrica.

Responsável pelo controle da velocidade mecânica do gerador, o REF pode ser útil em outros sistemas de transmissão onde o controle de velocidade mecânica de saída seja o objetivo.

Além disso, por operar através da combinação de duas entradas, uma mecânica e outra elétrica, o REF multiplica as possibilidades de aplicações por ser apto ao acoplamento sinérgico entre energias de matrizes diferentes, e, por tais motivos, possibilita que as diversas fontes de energia envolvidas sejam desacopladas da rede, sendo o gerador síncrono o responsável pela conexão do sistema com a rede elétrica, simplificando as estratégias de controle quanto à potência injetada na mesma.

Resultados de simulação e experimentais são apresentados no decorrer do trabalho, voltados a um aerogerador, validando a proposta em relação a eficiência no controle de velocidade do sistema para diferentes condições de vento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347565 - ALDAYR DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Externo à Instituição - FABIANO SALVADORI - UFPB
Externo ao Programa - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Interno - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Presidente - 347427 - RICARDO FERREIRA PINHEIRO
Externo à Instituição - VLADIMIRO HENRIQUE BARROSA PINTO DE MIRANDA - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 11/05/2015 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao