Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO ANTONIO DE MOURA FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO ANTONIO DE MOURA FONSECA
DATA: 15/06/2015
LOCAL: Auditório do LAMP

Estudo da Transmissão de Dados Através  da Linha de Potência dos Poços equipados com Método de Elevação Bombeio Centrífugo Submerso.

Power line communication, Interface de acoplamento, Bombeio Centrífugo Submerso, Comunicação Industrial.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle

O Power Line Communication (PLC) é uma tecnologia de transferência de dados bastante difundida no meio industrial. Na área do petróleo essa tecnologia é aplicada no método de elevação artificial por Bombeio Centrífugo Submerso (BCS) em que informações de pressão de admissão e sução da bomba e temperatura da carcaça do motor, temperatura do fluido são enviadas à superfície através do mesmo cabo trifásico de alimentação. No entanto, essa aplicação ocorre de maneira heurística e sem um estudo detalhado do canal de comunicação, que pode variar de 700 metros a 2000 m em poços terrestres, o que impõe determinadas limitação à potencialidade da tecnologia. Uma das principais consequências é a reduzida taxa de comunicação de dados, que atualmente se encontra na faixa de 2 Hz.

Diante deste cenário é proposta uma análise mais aprofundada do meio físico, levantando suas características, influência de ruídos síncronos e assíncronos, da temperatura, além de considerar o seu comportamento ao passar dos tempos. Com posse desse estudo será possível modelar e, portanto, elaborar formas de viabilizar o aumento da taxa de transmissão através de um protocolo adequado, considerando codificação, modulação e natureza do sinal transmitido. O ajuste automático do modo e velocidade de comunicação em virtude da constante degradação do canal pode ser implementado de maneira a maximizar o seu tempo de uso.

Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA