Banca de DEFESA: VALDEZ ARAGAO DE ALMEIDA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDEZ ARAGAO DE ALMEIDA FILHO
DATA: 12/03/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório do PPgEEC
TÍTULO:

Aplicação de Superfícies Seletivas em Frequência para Melhoria de Resposta de Arranjos de Antenas Planares


PALAVRAS-CHAVES:

Arranjos de Antenas Planares, Superfícies Seletivas em Frequência, Redução de Dimensões, Modificação de Parâmetros de Radiação.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo apresentar como a aplicação de superfícies seletivas em frequência (FSS) em arranjos de antenas planares se torna uma alternativa interessante para se obter características de radiação desejadas, a partir de alterações em parâmetros de radiação dos arranjos, tais como largura de banda, ganho e diretividade. Além de analisar esses parâmetros, também é feito o estudo do acoplamento mútuo entre os elementos do arranjo. Para realizar tal estudo, foi projetado um arranjo de antenas de microfita, com dois elementos do tipo patch, alimentado por uma rede de alimentação. Outra modificação feita no arranjo foi a utilização do plano de terra truncado, com o objetivo de aumentar a largura de banda e miniaturizar os elementos do arranjo. Para poder estudar o comportamento das superfícies seletivas em frequência aplicadas em arranjos de antenas, foram propostos três layouts diferentes. O primeiro layout consiste em utilizar a FSS como superstrato (acima do arranjo). O segundo consiste em utilizar a FSS como elemento refletor (abaixo do arranjo). O terceiro layout consiste em colocar o arranjo entre duas camadas de FSS, tanto em cima quanto abaixo. Resultados numéricos e experimentais para cada uma das configurações propostas são apresentados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo ao Programa - 346385 - RONALDO DE ANDRADE MARTINS
Externo à Instituição - ALFREDO GOMES NETO - IFPB
Externo à Instituição - ROBSON HEBRAICO CIPRIANO MANICOBA - UESB
Notícia cadastrada em: 18/02/2014 08:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao