Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA MARILAINE REGO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECILIA MARILAINE REGO DE MEDEIROS
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: presencial
TÍTULO:

A relação criança-natureza no entorno de Zona de Proteção Ambiental


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças; Ambientes naturais protegidos urbanos; Relações pessoa-ambiente; Apropriação; Affordances.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Pressupondo-se que o contato com a natureza oferece benefícios potenciais e restauradores para o desenvolvimento humano, ao mesmo tempo em que recupera a consciência das pessoas para a importância da preservação das áreas naturais, este estudo adota uma perspectiva fenomenológica a fim de apreender a relação existente entre crianças e ambientes naturais protegidos presentes nas cidades. Questiona-se como se dá a relação entre criança e natureza em um país em desenvolvimento, enfocando especialmente as vivências cotidianas de crianças, considerando o contexto urbano brasileiro e a situação de pandemia mundialmente vivenciada. Como hipótese de trabalho defende-se que, embora atualmente e as crianças que vivem em nossas cidades em geral tenham pouco contato direto e cotidiano com a natureza, o local de moradia e o arranjo social diferenciam, possibilitam e potencializam essa relação. Para investigar a interação de crianças com os ambientes naturais protegidos e as possíveis implicações das medidas de distanciamento social nessa relação, o estudo tem na psicologia ambiental seu embasamento teórico-metodológico. Empiricamente foi delimitado como universo de estudo o município de Natal-RN, a partir do recorte espacial das suas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), compreendendo o recorte social das crianças residentes do entorno dessas áreas, caracterizado por diferentes configurações urbanas e socioeconômicas. O objetivo geral da pesquisa empírica é entender como crianças que moram no entorno das ZPAs de Natal significam e se relacionam com estes ambientes. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como exploratória, assume uma postura etnográfica, utilizando abordagem multimétodos. Como contribuições, entende-se que a compreensão da relação criança-natureza na realidade brasileira é essencial para reconhecer os diferentes contextos e interações ambientais, para pensar a qualidade de vida na infância e os espaços livres de nossas cidades, além de poder subsidiar políticas públicas voltadas para a promoção e preservação dessa interação.  Nesse exame de qualificação 2 (pré-defesa) são apresentados uma versão inicial dos capítulos da tese, o método utilizado no estudo empírico e alguns dos resultados obtidos, ficando para a continuidade do trabalho o aprofundamento das questões de pesquisa, bem como discutir e refletir sobre os resultados em função do referencial teórico inicialmente anunciado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interna - 347575 - AMADJA HENRIQUE BORGES
Externo ao Programa - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO - UFRNExterna ao Programa - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 14:29
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