Banca de DEFESA: DIMITRI COSTA CASTOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIMITRI COSTA CASTOR
DATA : 19/11/2020
LOCAL: Sala videoconferência (a ser divulgada)

O PROJETO URBANO ENQUANTO PROCESSO PROJETUAL: Compreensão, prática e especificidades

Projeto urbano; Projeto arquitetônico; Processo de projeto; Mapeamento de projeto.

Esta tese trabalha como objeto de estudo, o processo de projeto urbano, desenvolvido por estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo da UFPB, em eventos de workshops de projeto ofertados especificamente para este fim. Parte da questão de pesquisa: Quais as especificidades do projeto urbano enquanto processo projetual; como os projetistas compreendem e praticam o projeto urbano; e ainda, como estes se posicionam sobre a própria prática de projeto; considerando o contexto adotado? Assumindo como hipótese, que há especificidades no processo projetual de projeto urbano; que, no recorte adotado, os projetos, predominantemente, são elaborados mais com base em experiências e resultados precedentes do que em estratégias metodológicas no sentido de instrumentalizar os processos de projeto, voltados à solução e produtos finalizados, e não à definição dos problemas e aos processos; ou seja, uma prática pouco reflexiva, sem a devida clareza de conceituação, tema e contextos inerentes ao projeto urbano, e com abordagens mais tecnocráticas que metodológicas. O objetivo geral é identificar quais as especificidades do projeto urbano através do confronto entre, de um lado, as abordagens teórico-metodológicas da solução racional do problema e da reflexão em ação, e de outro, a análise de processos de projeto desenvolvidos em eventos de workshops de projeto com projetistas em formação, especificamente os estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Paraíba, visando compreender a prática do projeto urbano, utilizando a comparação entre projeto urbano e projeto arquitetônico; e de forma secundária, como esses projetistas se posicionam em relação ao próprio processo de projeto, e como compreendem e praticaram o projeto urbano. A pesquisa se estrutura através de três Eixos de Investigação, sendo: Eixo 1 - Posicionamento dos projetistas sobre o próprio processo de projeto; Eixo 2 - Compreensão e prática do projeto urbano; Eixo 3 - Comparação entre a prática de projeto urbano e do projeto arquitetônico. O método toma como base, a solução racional do problema (SRP) de Simon (2019), com contraponto no modelo da reflexão-em-ação de Schön (1983), ambos como tratados por Dorst e Dijkhuis (1995); associados ao workshop de projeto e grupo focal como estratégias de coleta de dados. A tese fundamenta-se a partir de discussões teórico-analíticas em relação ao projeto urbano, ao processo de projeto de forma geral, aos métodos de mapeamento, e ao workshop como facilitador da prática projetual. Como resultados, são apresentadas algumas especificidades do projeto urbano enquanto processo de projeto, tomando como parâmetro comparativo a prática de projeto arquitetônico. Este possui caráter mais analítico, estratégico, metodológico, construtivo e mais imaterial; enquanto o segundo é mais sintético, direcionado à solução, prático e material. No recorte adotado percebem-se práticas reflexivas de projeto, domínio do conceito e aspectos envolvidos na prática do projeto urbano, bem como, os projetistas se posicionam de forma crítica ao próprio processo.

Presidente - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Interna - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interna - 783.827.344-72 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Externo à Instituição - GEOVANY JESSÉ ALEXANDRE DA SILVA - UFPB