Defesa de Dissertação de Mestrado de NATALYA CRISTINA DE LIMA SOUZA, 02/07/2020, 9h30min

A defesa será integralmente por videoconferência, em caráter excepcional devido à pandemia.

A defesa é pública e a participação da comunidade é bem-vinda. É necessário que os interessados em participar enviem uma mensagem para ufrn.ppgau@gmail.com com antecedência mínima de 30 min do começo da banca, para cadastro e liberação do acesso à sala virtual.

TÍTULO: A CRIATIVIDADE NO PROJETO ARQUITETÔNICO: um estudo exploratório em Trabalhos Finais de Graduação do CAU-UFRN

PROFESSORES DOUTORES MEMBROS DA BANCA:

• DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI / UNICAMP - Examinador externo à instituição
  • MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO / UFRN - Examinador interno ao programa
  • GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI  / UFRN Presidente da banca (ORIENTADOR)(ORIENTADOR)

RESUMO: A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversos campos interdisciplinares e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a percepção dos estudantes sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG) – atividade individual com regulamentação específica para os Cursos de AU (CAUs) brasileiros, caracterizado por exigir: desenvolvimento de tema condizente com a área de AU; acompanhamento individual por orientador; passagem por momentos de avaliação parcial e final. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectos social, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAU-UFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam suas compreensões sobre a criatividade, suas opiniões sobre as avaliações do TFG e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo. As descobertas apontam para uma convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.

Palavras-chave: Projeto Arquitetônico; Trabalho Final de Graduação; Percepção Ambiental.

Notícia cadastrada em: 01/07/2020 08:35