Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANA HELENA BARBOSA DE CASTRO

DISCENTE : NAYANA HELENA BARBOSA DE CASTRO
DATA : 28/09/2018
LOCAL: Sala F4, Setor IV/UFRN

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO E LUMÍNICO E SEU IMPACTO NO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: O CASO DE UMA EDIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE ESCRITÓRIO EM USO NO CEARÁ

Desempenho térmico; Desempenho lumínico; Nível de Satisfação dos Usuários; Avaliação Pós-ocupação; Edifício de Escritório.

A fase de uso e operação de uma edificação é o período em que há o maior consumo energético, sendo o uso de sistemas ativos, como ar-condicionado, aquecedores e iluminação, uns dos principais responsáveis por esse consumo. No Brasil, mais 50% da energia elétrica é consumida no setor de edificações. Algo que contribui consideravelmente para esse elevado consumo, é o fato de as edificações não serem adaptadas ao clima local, pois a demanda por esses sistemas ativos poderia ser reduzida através de utilização de estratégias bioclimáticas para promover conforto térmico e lumínico aos usuários. Porém, é internacionalmente reconhecido que a eficiência energética em edificações é uma das áreas com maior potencial de redução do consumo de energia. Levando em consideração esse potencial, é crescente a avaliação do desempenho energético de edifícios na etapa de projeto. Entretanto, o mesmo não ocorre na fase de uso e operação dos edifícios. Devido a isso, há uma elevada carência de informações sobre o real desempenho de edificações em uso no Brasil. Internacionalmente há mais informações a respeito disso. Inclusive estudos apontam que o desempenho atingido durante a fase de uso é pior, em alguns edifícios projetados com base nos conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, do que o desempenho esperado. Devido a isso, avaliar o desempenho de edificações em uso, inclusive das que já foram avaliadas durante a etapa de projeto, é muito relevante, pois permite identificar as características positivas e negativas destas e consequentemente aprender com os acertos e evitar repetições de erros. Levando isso em consideração, esse trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho de uma edificação de escritório em uso no Ceará, com foco nas estratégias bioclimáticas utilizadas para promover conforto térmico e lumínico aos usuários. Para isso, foi realizada uma Avaliação Pós-ocupação que possibilitou a coleta de dados quantitativos, mediante de medições in loco, e qualitativos, por meio de uma pesquisa de satisfação com os usuários e observações diretas. Após coletados os dados, estes foram comparados com valores de referência e a partir daí, foi possível determinar o desempenho térmico e lumínico do edifício, e verificar se as estratégias adotadas estão tendo um efeito positivo no usuário.

Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Externo à Instituição - RENATA RAPOSO DEL VECCHIO - UFSC