Banca de DEFESA: PRISCILA FERREIRA DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA FERREIRA DE MACEDO
DATA : 14/03/2018
HORA: 18:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

“Apertamento”: um estudo sobre dimensionamento e funcionalidade na produção imobiliária de habitações mínimas verticais em Natal (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

apartamentos; habitação mínima; dimensionamento; funcionalidade


PÁGINAS: 186
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar a produção de apartamentos de dois dormitórios do mercado imobiliário na sua relação com o dimensionamento e a funcionalidade dos espaços das habitações, através da análise do programa, do dimensionamento e da distribuição da planta, utilizando para tanto variáveis quantitativas, geométricas e topológicas. Nesse sentido, seu objeto de estudo consiste da análise de projetos habitacionais de unidades com áreas entre 45m² e 60m² das cinco principais empresas de construção civil da cidade de Natal (RN), entre os anos de 2005 e 2015, período de elevada produção habitacional na cidade. Como ferramenta de análise, propõe-se uma adaptação do método de valoração das plantas, desenvolvido por Alexander Klein (1980), cujos critérios de análise são: a) exame preliminar; b) redução dos projetos a uma mesma escala; c) organização das áreas de passagem e percursos; d) concentração das superfícies livres; e) relação entre os elementos da planta. Os resultados demonstram que, apesar de variações nos layouts, as unidades analisadas apresentam um padrão relativamente hegemônico de áreas e padrões topológicos, com variações apenas em algumas geometrias de cômodos e disposições de mobiliário. A partir do exposto, espera-se contribuir para a discussão sobre a qualidade habitacional na sua relação com o ambiente construído, especialmente no que tange ao dimensionamento e à funcionalidade dos seus espaços.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo à Instituição - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO - UFPE
Presidente - 350489 - RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Notícia cadastrada em: 02/03/2018 18:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao