Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANIZE CLAUDIA DOS SANTOS E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANIZE CLAUDIA DOS SANTOS E SILVA
DATA : 18/09/2017
LOCAL: Sala de Aula do PPGAU/UFRN

Índice Ambiental Urbano (IAU): uma contribuição ao estudo do conforto térmico em espaços abertos.

Clima urbano; conforto térmico urbano; análise multivariada; inteligência computacional; indicador numérico.

Os principais problemas associados à temática proposta nessa pesquisa apontam para os impactos que o crescimento e o adensamento urbano vêm causando sobre o clima das cidades. Alguns desses problemas vêm sendo minimizados com a utilização de diversas estratégias na escala urbana apontadas na literatura especializada, bem como podem ser abordados através de métodos prospectivos a partir de dados climáticos locais preliminarmente conhecidos e modelos de microescala. Estudar o microclima e o conforto térmico urbano requer entender como esses conceitos se relacionam com a forma da cidade. Essa pesquisa contribui com a discussão sobre o conforto térmico urbano com ênfase no usuário de espaços abertos, e tem como objetivo elaborar um modelo numérico a fim de definir a melhor relação entre as variáveis ambientais, a morfologia urbana e o conforto térmico urbano na cidade de João Pessoa/PB, localizada em clima quente e úmido e de baixa latitude. Os valores das variáveis ambientais foram adquiridos através de pesquisas realizadas anteriormente com medições in loco em espaços urbanos abertos. O estudo morfológico foi realizado por meio da identificação de um conjunto de indicadores urbanos relevantes a partir de um modelo de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os dados foram tratados através da distribuição espacial e da análise multivariada. A análise do conforto térmico em espaços abertos foi realizda por meio do cálculo da temperatura equivalente fisiológica (Physiological Equivalente Temperature – PET) com o programa ENVI-met©. Com os dados levantados, se utilizou técnica de inteligência computacional, no caso específico, redes neurais artificias (RNA), para estimar os valores do índice PET e das variáveis microclimáticas no nível urbano. Por fim, foi elaborado um indicador numérico através de análise multivariada, em particular, análise de componentes principais (ACP). Esse índice foi aplicado às frações urbanas da cidade de João Pessoa/PB, bem como em cenários hipotéticos construídos a partir dos dados adquiridos com a projeção das variáveis microclimáticas. Os resultados obtidos demonstram que as frações urbanas estudadas possibilitam sensação de conforto durante o período da manhã e noite. Por outro lado, os bairros fora da faixa litorânea não possibilitam o conforto térmico aos usuários no período da tarde. Do mesmo modo, o índice proposto quando aplicado em algumas dessas áreas, evidencia a inexistência de uma relação adequada entre as variáveis morfológicas e as variáveis ambientais, possibilitando ao usuário desconforto térmico. A aplicação dessa pesquisa permite subsidiar a tomada de decisão no que diz respeito à escolha da melhor relação entre às prescrições urbanísticas e o conforto térmico de usuários em ambientes externos.

Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 027.193.774-22 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA - UFPB
Externo ao Programa - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Externo à Instituição - ANTÓNIO MANUEL SARAIVA LOPES - ULISBOA