Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA NOGUEIRA PINTO FLORÊNCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA NOGUEIRA PINTO FLORÊNCIO
DATA : 21/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Avaliação do mapeamento sonoro de tráfego veicular no município do Natal-RN


PALAVRAS-CHAVES:

mapeamento sonoro; acústica ambiental; poluição sonora; ruído de tráfego.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A poluição sonora já é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda maior causa de poluição no mundo. Num contexto geral, o desenvolvimento urbano foi acompanhado pelo crescimento acelerado das cidades e pelo aumento da circulação de veículos automotores, causando maiores níveis de poluição sonora. Os ambientes urbanos apresentam cenários acústicos complexos e seus estudos precisam considerar a participação de várias fontes sonoras e o impacto destas na população da cidade. Ao avaliar possíveis soluções, os modelos computacionais se tornam facilitadores, uma vez que possibilitam a realização de rápidos cálculos, análises e relatórios. Com tal recurso, é possível conhecer os níveis de pressão sonora em qualquer ponto de uma área modelada, por meio de leitura direta no mapa do ruído. O problema da pesquisa consistiu em: de que forma se espacializa o ruído de tráfego no sistema viário no município de Natal? Para isso, levanta-se como hipótese que no município de Natal/RN, as vias definidas como arteriais e coletoras encontram-se em níveis de Pressão sonora acima dos recomendados pela legislação. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade do ambiente sonoro e sua relação com a malha viária no município de Natal/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta dos dados de tráfego (fluxo de veículos leves e pesados), mapas de pavimentação, gabarito, áreas densamente verdes e obras viárias. Finalizada a coleta de dados, foram elaborados e analisados os mapas acústicos processados através do Software SoundPLAN®. Tais mapas foram calibrados com base em dados quantitativos de medição acústica in loco. Ao analisar os resultados, constatou-se que o fluxo veicular segue um padrão de crescimento com base em variáveis como largura e comprimento da via. O incremento do fluxo veicular gera aumento nos níveis de Pressão sonora, e consequentemente quase a totalidade do município encontra-se acima dos valores recomendados para conforto pela legislação vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 350489 - RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Externo ao Programa - 347067 - EDUARDO HENRIQUE SILVEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ELCIONE MARIA LOBATO DE MORAES - UFPA
Notícia cadastrada em: 31/08/2017 17:20
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