Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS BEZERRA DE MORAES GALINDO

DISCENTE : VINICIUS BEZERRA DE MORAES GALINDO
DATA : 11/08/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

CIDADE CONTEMPORÂNEA, CIDADE GENÉRICA?
Questionamentos ao pensamento de Koolhaas sobre a cidade contemporânea, em diálogo com Harvey e Lefebvre

cidade contemporânea; cidade genérica; urbano; acumulação e o processo urbano.

A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise da cidade contemporânea à luz do pensamento de Rem Koolhaas, tomando como referência a sua definição de Cidade Genérica e questionando seus entendimentos ao contrapô-los com os de David Harvey e Henri Lefebvre, no intuito de melhor compreender a problemática urbana contemporânea. Os questionamentos ao pensamento de Koolhaas surgiram da identificação de uma superficialidade na abordagem do autor, que, apesar de apresentar uma perspicaz observação da cidade contemporânea, não questiona o cenário observado em busca de uma melhor compreensão do mesmo. Ao contrário, Koolhaas se furta de investigar as causas e os complexos processos envolvidos na configuração desse cenário. Nesse sentido, entende-se que para analisar a cidade contemporânea com a profundidade e a complexidade necessárias, é preciso considerar a dialética existente entre a cidade e o capitalismo, e é precisamente neste aspecto que se incorpora os pensamentos de Lefebvre e Harvey. Do primeiro, utiliza-se sobretudo seus estudos a respeito da formação do urbano e da sociedade urbana (em dialética com o sistema capitalista) na produção do espaço social, o que remete à conceituação do autor sobre o cotidiano, também utilizada na presente análise. Do segundo, considera-se seus estudos sobre o caráter essencialmente urbano do sistema capitalista; sobre a evolução dialética entre a acumulação e o processo urbano; sobre as consequências de uma alteração na dinâmica espaço-tempo, para a cidade e para a sociedade (em particular observando uma nova configuração e papel da atividade do consumo); levando em conta também a condição pós-moderna apontada pelo autor, que tanto se aplica a posturas, entendimentos e questionamentos apresentados por Koolhaas a respeito da cidade contemporânea. Dessa forma, após um aprofundamento e atualização do pensamento de Koolhaas como um todo sobre a cidade contemporânea, considerando suas obras mais relevantes para a análise em questão e contrapondo também sua produção teórica com sua prática profissional, foram identificados na presente pesquisa dois aspectos fundamentais para o diálogo com Harvey e Lefebvre: a cultura da congestão e a atividade do consumo. A partir daí, os pensamentos dos três autores são contrapostos, se utilizando de um processo dialético da construção do conhecimento que, de acordo com o entendimento de Lefebvre, considera a noção de totalidade e a existência e o potencial do contraditório na formulação de novos conceitos, entendimentos e questionamentos, que na presente análise possui a finalidade de melhor compreender a problemática urbana contemporânea.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE SOUZA BIERRENBACH - UFBA
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interno - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA