Banca de QUALIFICAÇÃO: DIMITRI COSTA CASTOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIMITRI COSTA CASTOR
DATA : 28/07/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGAU/UFRN

Análise de processo de projeto urbano nas cidades de Natal – RN, João Pessoa – PB, e Recife – PE.

Processo de projeto, projeto urbano, métodos e técnicas de projeto.

A presente pesquisa aborda o tema do processo de projeto, especificamente nas experiências de projetos urbanos. Trabalhará com estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo de três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, utilizando como estratégias para obtenção de amostras de processos de projeto, Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) e Workshops em projeto urbano a serem ofertados para os alunos destas IES. A escolha destas estratégias permitirá o uso de duas metodologias de mapeamento de processo de projeto distintas, uma mais adequada à análise dos TFGs (Schön, 1983), e outra para os Workshops (Dorst e Dijkhuis, 1995). Além do interesse pessoal, justifica-se pela pouca exploração no meio acadêmico sobre as técnicas e métodos para projetos urbanos, embora haja ampla literatura para outras áreas afins. Algumas questões movem a pesquisa, como: se os estudantes projetam de modo crítico em relação à sua prática; ou repetem apenas as metodologias apresentadas por seus professores; bem como observações de que supostamente não há discussão ou reflexão expressiva sobre o ato de projetar em escala de projeto urbano, e sim, uma práxis pouco reflexiva por parte do estudante; e os debates parecem ser voltados aos projetos finalizados, e não aos processos que geraram determinado objeto ou espaço. O objeto de estudo é o processo de projeto urbano, especificamente dentro de um recorte geográfico e de perfil do projetista. Este recorte engloba as cidades de Natal – RN, João Pessoa – PB, e Recife - PE; e em termos de perfil, estudantes dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo como citado. Tem como objetivo geral analisar o processo de projeto urbano, sob aspectos de procedimentos, métodos e técnicas utilizados, visando identificar as especificidades do ato de projetar, em termos de projeto urbano.

Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ DE SOUZA BRANDÃO - UFPE