ENSINO DE ARQUITETURA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO
Ensino; Arquitetura e Urbanismo; Competência e habilidades; Projeto de intervenção
O debate acerca da formação profissional em arquitetura e urbanismo não é novo, cada vez mais abre novas frentes de reflexão. É necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional -arquiteto e urbanista- à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres estes desafios, destaca-se a questão da preservação de áreas e edifícios de interesse patrimonial. No Brasil, algumas das recentes reflexões sobre este tipo específico de projeto de arquitetura apontam para uma atuação, muitas vezes, caracterizada pelo arbítrio e completa ausência de rigor metodológico (Kühl, 2006, p.277 ). Essa discussão está, em grande parte, relacionada ao despreparo dos profissionais que atuam nesse campo (em especial, arquitetos e urbanistas) estando, consequentemente, intimamente relacionada à formação destes profissionais. Nesse contexto, o objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial, no âmbito dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil, mais especificamente no Nordeste brasileiro, e a construção de um suporte teórico-metodológico para formação dos futuros profissionais que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios de valor patrimonial. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo deverão possibilitar formação profissional que revele competências e habilidades em diversas áreas, entre as quais destaca-se a intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Diante disto, a questão fundamental desta pesquisa é: que conjunto de conhecimentos e atividades garantirá o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para que o futuro profissional atue consciente das responsabilidades de intervir no preexistente de interesse preservacionista? Especialmente porque, no Brasil, não se exige do profissional atuante no campo da preservação patrimonial uma especialização na área. Os procedimentos metodológicos para o alcance dos objetivos apresentados neste projeto de tese, estão divididos em: Pesquisa e estudo de referências bibliográficas; Pesquisa documental; e Pesquisa in loco em três instituições: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti - Pescara, na Itália. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a temática dos projetos de intervenção em edifícios de reconhecido valor patrimonial, em especial, para reflexão de uma formação acadêmica coesa e que seja capaz de preparar o futuro profissional para atuar nesta área.